Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O futuro a Deus pertence

Quem nunca ouviu esta frase: "o futuro a Deus pertence"? Há, em muitos cristãos, uma certa inquietação quanto à dificuldade de conciliar os aspectos relacionados à soberania e onisciência de Deus com o livre arbítrio humano. E, por isto, o limitado conhecimento humano tenta engessar o direito de Deus ser Deus, e muitos tentam colocar O Senhor num laboratório para ser alvo de experimentos.

O evangelista João, no capítulo 13, versículo 7, escreveu as seguintes palavras deixadas por Jesus: "O que eu faço não sabes tu agora, mas tu o saberás depois". O meu coração fica pacificado, mesmo se este "depois", para muitas questões da minha própria existencialidade, vir a ser revelada apenas na eternidade.

Acredito que o script de cada ser humano ainda esteja sendo escrito (afinal de contas, podemos escolher entre o certo e o errado), mas, de antemão, já o é conhecido por Deus. Na verdade, assim creio, o novo e o desconhecido são realidades que dizem respeito apenas à criatura humana, visto que, para o Eterno, todas as coisas já foram antes mesmo de terem sido.

Isto pode até parecer louco ou contraditório, todavia não é!

Pensar que eu possa fazer algo que Deus já não saiba, para mim soa, no mínimo, patético.

Um dos apóstolos nos disse que Cristo foi crucificado antes da função do mundo (ou seja, Deus sabia que o homem iria pecar e, por isto, planejou enviar Jesus para morrer na cruz em nosso lugar). Este fato já nos oferece base escriturística para crermos e defendermos que o Senhor sabe todas as coisas, nos mínimos detalhes ...

Pensar diferente é tentar suprimir a prerrogativa da onisciência e soberania como atributos da Sua divindade. Se Deus não soubesse de tudo, certamente passaria a ser um mero expectador, semelhante ao público dos folhetins novelescos da globo ou da band, que aguarda apreensivamente o final trégico do vilão e o "the end" feliz do mocinho da história, depois de longos e enfadonhos capítulos que se arrastam por ininterruptos meses.

Um deus com esta característica está muito longe de se parecer com o Senhor Jesus, que afirmou ser "O Alfa e o Ômega, Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso" (Ap 1.8). Este é o verdadeiro Deus, que já fez até o sol parar; em outra ocasião, fez a sombra recuar dez graus (2 Rs 20.9-11).

"Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente" (Hb 13.8).

Nele você pode confiar!
Recife - PE
Textos publicados: 389 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.