Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O favorito: Jesus ou Barrabás?

A televisão, que é um instrumento poderoso de manipulação de massa, exerce um quase "encantamento" sobre o público.

O novo folhetim das 8 da Rede Globo, certamente teve os números no IBOPE aumentados algumas semanas atrás, quando foi revelada a identidade da assassina da trama novelesca.

Nos capítulos anteriores, até onde sei e pelo pouco que vi, a personagem Donatela (defendido muito bem pela atriz Cláudia Raia) parecia ser a vilã do folhetim, por expor muitas das suas fraquezas humanas nas cenas. Por outro lado, para a personagem Flora, interpretada de maneira bastante convincente pela atriz Patricia Pilar, o roteirista criou diálogos que davam a ela um certo ar de santidade/candura, onde aqueles que apostaram na sua inocência sairam perdendo.

O que daí decorrerá, são cenas dos próximos capítulos...

Em outra mensagem já postada na Ultimato (intitulada “heróis vulneráveis), escrevi sobre os heróis fabricados pelo imaginário humano, que idealiza alguém perfeito em quem possa se espelhar ou projetar-se nele. Já disse Caetano Veloso, em sua música Vaca Profana: "de perto, ninguém é normal". Esta declaração encontra eco na seguinte declaração Paulina: "Todos pecaram...". O mesmo apóstolo foi ainda mais além, completando a sentença: "...e separados estão da glória de Deus".

Depois da queda de Adão e Eva, a humanidade toda herdou o vírus do pecado. "Donatela" e "Flora" universalizam a condição de todos os seres humanos. Embora muitos de nós não sejamos assassinos como a Flora, certamente praticamos alguns dos comportamentos reprováveis presentes na Donatela, além de muitos outros, dado ao fato de que somos bastante propensos ao ato de pecar.

Dois mil anos atrás, quando ainda nem se sonhava com o surgimento da televisão, dois personagens de carne e osso dividiram opiniões do público: Jesus e Barrabás. Veja o que nos diz as Escrituras Sagradas nas duas passagens bíblicas a seguir: 

"E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos. E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes. E os principais dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas; porém ele nada respondia. E Pilatos o interrogou outra vez, dizendo: Nada respondes? Vê quantas coisas testificam contra ti. Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava. Ora, no dia da festa costumava soltar-lhes um preso qualquer que eles pedissem. E havia um chamado Barrabás, que, preso com outros amotinado- res, tinha num motim cometido uma morte. E a multidão, dando gritos, começou a pedir que fizesse como sempre lhes tinha feito. E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que vos solte o Rei dos Judeus? Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado. Mas os principais dos sacerdotes incitaram a multidão para que fosse solto antes Barrabás" (Mc 15-1-15).

Disse-lhes Pilatos: "Haveis-me apresentado este homem como pervertedor do povo; e eis que, examinando-o na vossa presença, nenhuma culpa, das de que o acusais, acho neste homem. Então ele (Pilatos), pela terceira vez, lhes disse: Mas que mal fez este?" (Lc 23:14; 23:22).

O final desta história Bíblica já é conhecida por todos: Jesus foi parar na cruz enquanto que Barrabás foi solto! Esta história, longe de ter sido uma encenação teatral ou uma gravação no PROJAC (cidade cenográfica da Rede Globo), tem implicações eternas para as nossas vidas.

De todos os personagens citados anteriormente, apenas o Senhor Jesus passaria pelo tribunal divino sem ser condenado. Mesmo assim, Ele assumiu todos os nossos pecados, fazendo-se maldito em nosso lugar na cruz do calvário.

Este ato de amor torna possível a salvação eterna de pessoas em carne e osso que tenham nos dias de hoje o nome de "Donatela", "Flora", Pilatos, Barrabás e etc.

Esta benção é também para você!

Quem é o seu favorito?

O meu é Jesus, a quem chamo de Salvador e Senhor da minha vida! E sei que jamais me decepcionarei, pois Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores!

Para Deus, o seu "IBOPE" apenas subirá quando você crer no Unigênito Filho de Deus, pois, sem fé, é impossível agradar a Deus!

Crês nisto?
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.