Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Noiva de Cristo ou piriguete gospel?

Não é exagero algum afirmar que a igreja do século XXI rejuvenesceu expressivamente comparada ao modelo de vinte e cinco anos atrás. Nasci e cresci em um ambiente religioso severo, rigoroso, sem nenhum tipo de leveza. Havia uma certeza imaginária que, quanto mais pesado o semblante cristão, mais Deus se agradava. Chamavam isso de santidade. Há muitas histórias engraçadas e/ou embaraçosas de quem viveu essa época de absurda "simplicidade subcultural". Lembro-me de assistir televisão no vizinho escondido. Jogar bola na rua, escondido. Ir ao cinema - há, há, há - só depois dos vinte anos de idade. O que a ignorância religiosa não faz com um humano também ignorante? Que festa quando a primeira TV entrou em casa... Isso depois de meus irmãos mais velhos terem quase trinta e poucos anos de idade.

Depois de minha experiência pessoal com o Evangelho de Cristo, passei a pedir em oração que Deus me concedesse conhecimento pelo menos básico do Livro sagrado. Creio que de tanto que temia ser enganado pelo poder do sistema religioso.

Quando olho para o que está acontecendo hoje em várias igrejas pelo Brasil afora, fico feliz por viver para ver o aproveitamento de todos os recursos a serviço da evangelização. Mas numa boa, em menos de três décadas do início da mudança "visual" da igreja, já começo a ficar um pouquinho preocupado.

Tudo bem que o esclarecimento bíblico jogou luz sobre nossas trevas, mas, até que ponto devemos continuar promovendo a tão sonhada contextualização? Como se fazer de louco para o louco, sem perder o juízo? Como se fazer de fora da lei, para o fora da lei, sem sair da lei do amor a Deus acima de todas as coisas? Nessa busca de um modelo aconchegante e confortável para a geração YXZ, me parece que no final da próxima curva (mudança), não conseguiremos manter esse "trem (modelo)" no trilho original deixado pelos apóstolos e profetas. Parece-me que a qualquer momento esse trem vai enguiçar. Sendo mais objetivo:

Ontem era pecado ter instrumentos de percussão em muitas igrejas, porém não podíamos reclamar das letras dos louvores. Hoje em dia as letras glorificam o homem. Ontem não tínhamos iluminação especial para o púlpito. Hoje em dia, temos palco, no sentido único da aplicação do termo. Ontem, os cantores cristãos não tinham produção artística. Hoje os cantores cantam músicas religiosas super produzidas e evitam relacionar a definição cristã a auto imagem.

Num passado recente, desejar o sacerdócio pastoral era o sonho de poucos, devido à falta de recursos e suporte que viviam tais homens de Deus. Hoje, desejar ser pastor, cantor, apóstolo, Beyonce gospel ou lúcifer, é tudo a mesma coisa. Não há critério.

Ontem a Noiva de Cristo que recebeu com festa e celebração o maior PRESENTE de todos os tempos do amado Noivo, a descida do Espírito Santo. A noiva de hoje não se satisfaz com a nova Aliança e corre numa busca desesperada por anéis, joias, carros e casas na praia. Essa noiva é moderninha e não aceita facilmente um "não" do Noivo como resposta, razão que tem provocado o esfriamento na relação. Diferente da Noiva submissa e amorosa do Evangelho, a moderninha jogou a aliança fora pra curtir a vida de Piriguete Gospel.

Não é saudosismo apenas uma questão de posicionamento, voltemos ao Evangelho!
São Paulo - SP
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.