Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Justificação pela fé: isso faz diferença em nossa vida?

Talvez você já tenha lido, ouvido ou citado a palavra justificação milhares de vezes ao longo da sua história. Contudo, o recorrente contato com o termo não necessariamente te fez familiarizado com ele, a ponto de gerar a transformação que Deus espera em nós. Parece que foi isso o que ocorreu em um momento da vida de Lutero. Dá uma olhada:

Martinho Lutero pensava que Deus empregava sua justiça tão somente para recompensar os obedientes e punir os desobedientes. O problema é que Lutero se viu como um grande pecador e ficou sem entender como a revelação da justiça divina poderia ser "uma boa notícia" para os pecadores, conforme a Bíblia ensina (Rm 1.17). Foi com o tempo que Lutero entendeu do que enfim se tratava o evangelho: a boa notícia é que Deus imputa justiça aos pecadores por meio do sacrifício de Cristo. Não era o que Lutero poderia fazer com suas mãos, mas sim o que Jesus se dispôs a fazer para nos justificar diante do Pai.

Mediante tal esclarecimento, cumpriu-se em Lutero o que o apóstolo Paulo disse: a justificação pela fé em Cristo nos leva a ter paz com Deus (Rm 5.1). Ora, estar em paz com Deus não é pouca coisa! Se o Deus de toda a justiça diz estar em paz conosco, isso significa que não há tribunal no mundo que possa nos condenar (Rm 8.1). Significa já ter o veredito de aceitos, inculpáveis, coerdeiros com Cristo; antes mesmo do julgamento final.

Obviamente, o mundo e seus padrões continuarão a nos condenar. Talvez o tribunal do sucesso diga que somos fracassados por não acumularmos riqueza. O tribunal da estética pode nos condenar por não estarmos no padrão de beleza da atualidade. O tribunal científico pode nos condenar por caminharmos primeiramente pela fé e não somente pelo que sentimos ou conseguimos explicar. E eu e você sabemos que a lista continua. Porém, no principal dos tribunais, foi dada à palavra final: em Cristo fomos justificados, temos paz com Deus.

Por isso, é imprescindível que o justo viva pela fé em Deus (do início ao fim da vida). Do contrário, facilmente o coração será levado a confiar em outros tribunais e juízes.
Contagem - MG
Textos publicados: 36 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.