Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Judas, o outro

O mundo é tomado por estereótipos. Muitos deles são prisões difíceis de se livrar. Eles são formados a partir do local de onde se vem, da condição financeira, da cor da pele, raça, etc. Até mesmo o próprio nome pode trazer carga de preconceito. Qual a influência que o teu nome traz sobre você? E a tua terra natal, tua condição financeira e tuas origens, trazem problemas para ti? Há estereótipos sobre tua vida?

O nome "Judas" é carregado de negatividade. Não é à toa, pois este foi um personagem que ficou famoso por ter traído Jesus. Ele o entregou aos seus inimigos por trinta moedas de prata. Um beijo de saudação foi o sinal para que o identificassem. Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem? Irônico. Judas executou um dos maiores pecados da humanidade. Ninguém ousa pôr o nome "Judas" num filho.

A partir disso, trago um grande conflito: e o outro apóstolo, também chamado Judas? Como ele reagiu a esse paradigma? Imagine como foi lidar com esse conflito. Judas, o outro, e muitos homens à época, com o mesmo nome, conviveram com esse problema.

Não temos informações específicas sobre este assunto. Só sabemos que o apóstolo Judas executou sua missão até o fim dos seus dias. Foi discreto no que fez. Com certeza, ele não se contaminou pelo estereótipo do traidor.

O penúltimo livro da Bíblia, a carta de Judas, podemos aferir que o apóstolo era um homem resolvido. Primeiro, por escrever uma orientação apostólica à igreja na época. Ele mostra, assim, sua autoridade. Na carta aberta, ele também se identifica como "Judas, irmão de Tiago", deixando claro sua identidade.

O mais interessante no contexto dessa pequena porção das Escrituras Sagradas, é que o assunto principal é uma advertência para que os irmãos batalhassem pela fé contra os falsos crentes, contra os homens ímpios e dissimulados. Ele traz à tona o pecado de Caim, a rebeldia do povo no deserto, a queda de Satanás e seus anjos. Judas condena veementemente os ímpios, os rebeldes, os traidores. Nem precisou citar o traidor. Apóstatas sempre existirão no seio da igreja. Devemos batalhar pela fé para que Deus os tire do nosso meio. Que eles mesmos tomem os seus caminhos de morte.

Judas, não o traidor, era santo, irrepreensível. Mais do que isso, ele zelava pelo combate da fé contra os malfeitores. Judas amava o seu Senhor. Ele era fiel. Nunca o trairia, pelo contrário, entregou sua vida à serviço do seu Mestre.

O Iscariotes era avarento, ladrão, ímpio, traidor e mercenário. Ele condenou Maria quando ela ungiu Jesus em adoração com um perfume caro. Judas, o irmão de Tiago, era um servo fiel. Enquanto Iscariotes traia Jesus, Pedro o negava. Mas este se arrependeu, aquele, se afundou no rancor. Deus providenciou Matias, um servo apaixonado, para ocupar o lugar do ladrão. Não há insubstituíveis no Reino. Josué ocupou a posição de Moisés. Davi reinou em lugar de Saul.

Estereótipos nos rondam o tempo todo. Não se deixe confundir, sua identidade está guardada em Deus. Se algo pejorativo foi colocado em você, mantenha-se discreto e batalhe pela fé. Continue fiel a Cristo e cumpra sua missão. Nossa luta não é carnal. Você é "o outro", e não o ladrão, o mercenário, o traidor, o avarento, o hipócrita... Você é o trigo e não o joio. Dos condenados na cruz ao lado do Salvador, você é o que se arrepende e entra no paraíso. Não se engane e nem deixe que te enganem.

No mundo é fácil ser do mesmo. Em Deus, não importa tua origem, ele faz uma revolução na tua imagem. Você é diferente, separado. Você é "_____________, o outro"!
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 89 [ver]
Site: http://albanisioribeiro.blogspot.com.br/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.