Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

É só vontade ou é também fé?

Você deseja muito alcançar algo muito especial. Todavia, seu alvo parece inatingível. Todo seu dinheiro ou recursos simplesmente não podem lhe dar aquilo que você tanto deseja.

Talvez seja um patrimônio como uma casa, um carro ou um simples bem de consumo como uma viagem, um celular novo ou uma coleção de livros. Talvez seja um amor não correspondido. Talvez, o ingresso numa determinada instituição de ensino. Talvez, uma determinada carreira profissional ou um novo e melhor emprego. O esforço necessário para chegar lá é incalculável.

Seja lá qual for a coisa que você deseja, ela parece-lhe impossível de ser alcançada agora devido às suas próprias e evidentes limitações.

Mais impossível ainda se a coisa desejada estiver no campo do sobrenatural: uma cura física, uma gravidez tantas vezes tentada, a libertação demoníaca de alguém, a salvação da alma de uma pessoa querida, o crescimento espiritual próprio ou de sua comunidade.

O que você deseja, seja natural ou sobrenatural, não poderá ser alcançado pelo seu simples esforço próprio. Mas você, assim mesmo, deseja muito esta coisa! E sabe que só poderá alcançá-la com uma ajuda divina. As promessas de Deus nos asseguram que nada é impossível para aquele que crê. E segue-se um sem número de exemplos do poder de Deus em fazer com que seus amados recebam bênçãos até então inatingíveis aos olhos humanos.

Aqui, infelizmente, surge um probleminha. É que ao desejamos tanto uma coisa, podemos ficar surdos para o que realmente seja a voz de Deus. Explico: Para quase tudo na vida que desejamos, "o segredo" para alcançá-lo está muito estreitamente ligado ao nosso real desejo ou vontade de realizá-lo. Nossos esforços produzem bons resultados. Por ser uma pessoa, e como tal, ter a faculdade de me autodeterminar, só farei assim aquilo que minha própria vontade determinar (ou a vontade de alguém, que exerce autoridade sobre mim). Por isso é muito comum no mundo em que vivemos as pessoas dizerem que se você realmente quiser uma coisa, você irá alcançá-la. É muito comum também as pessoas irem um passo além e dizerem que TUDO o que você desejar (natural ou sobrenatural), você irá alcançar, bastando que você siga esse ou aquele "segredo" ou princípio (espiritual, religioso). Nesse ponto a fé entra como um desses "segredos", senão como "o" segredo, para se alcançar TUDO o que se deseja.

Esse é o probleminha: pois a fé não vem de nossos desejos, mas de ouvirmos a voz do Pai. E se nosso desejo e vontade já estão tão fortes e determinantes, pode ser que a voz de Deus seja abafada em nossos corações. Nossa vontade é tão clara e marcante que já não me importa tanto assim qual seja a real vontade de Deus.

Para complicar mais ainda a situação, começamos a confundir aquilo que seja nossa vontade com o que é, de fato, a vontade de Deus, que eventualmente aponta noutra direção...

Por isso, a necessidade tão básica no discipulado cristão da solitude. Do aquietar-se. Do negar-se a si mesmo e do tomar diário da cruz. Do calar a voz do próprio coração e ouvir somente a voz do Pai.

Se é Deus quem está colocando este desejo tão forte em meu coração, e por isso mesmo é algo tão irresistível, Ele irá satisfazê-lo. Seja nessa vida, ou no porvir. Tem aqueles que morreram sem ver a promessa se cumprindo. Até isso é fundamental discernir: o tempo correto de receber a bênção. E estejamos também preparados para recebermos de Deus o sofrimento, a cruz, pois somos também participantes dela.

É verdade, muitas promessas só alcançaremos mesmo no porvir. Por isso, tenhamos fé para vivermos aqui tão somente aquilo que é bom, agradável e perfeito aos olhos de Deus. E em esperança e amor, tenhamos verdadeira humildade para também dizermos: seja feita não a minha vontade, mas a tua. Amém.
Fürth - EX
Textos publicados: 286 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.