Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Deus tem uma surpresa para você

(Atos 3:1-10)

Todos nós gostamos de coisas boas. Mas Deus sempre nos surpreende com coisas melhores. Você gostaria de receber uma surpresa da parte de Deus?

A história que lemos retrata bem o fato de que: temos necessidades; limitações; que algumas pessoas e até religiões tentam nos ajudar; e, acima de tudo, que Deus tem uma surpresa especial para cada um de nós.

Temos necessidades
O homem da história buscava o sustento nas esmolas que lhe eram oferecidas. Satisfazia-se em sobreviver. O que conseguia parecia bom. Apesar disso, ele permanecia escravo da miséria.

Muitos em Israel se contentaram com a escravidão. Alguns, mesmo vendo uma boa terra, porém, impossível de conquistar por causa dos gigantes, se resignaram a andar errantes pelo deserto. Josué e Calebe sabiam que Deus lhes queria presentear.

Temos limitações
O que este homem podia fazer senão contar com a solidariedade alheia? Contar com pessoas que o conduzissem para um lugar aonde pudesse esmolar?

Todos nós desejamos coisas boas, mas por vezes somos impedidos de alcançá-las por conta própria. Somos limitados pela nossa incapacidade.

O que as pessoas podem fazer
As pessoas podem oferecer esmolas, outras, solidariedade. Isso parece bom, mas não transforma, não restaura, apenas satisfaz momentaneamente.

O que a religião pode oferecer
Pessoas solidárias, de boa ou má vontade, levavam o homem para a porta de um templo religioso, freqüentado por pessoas boas que buscavam a Deus. Era um lugar perfeito para se esmolar. Interessante que ainda hoje se usa esta prática. Que falta tem feito um Pedro e um João!

A religião também não é capaz de transformar, curar. O máximo que ela pode fazer é ceder um cantinho onde se possa mendigar a compaixão dos seus seguidores.

Surpreendido por Deus
Quando este coxo encontrou-se com Deus recebeu a cura. E pôde fazer algo que não fazia antes, apesar de estar tão perto: entrar no templo para louvar e glorificar a Deus como as demais pessoas.

A Bíblia afirma que Deus pode nos dar mais do que podemos pedir ou pensar, e Deus não dá esmolas. Portanto, não se contente com as migalhas que lhe são oferecidas, por melhores que pareçam. O poder de Deus está disponível e é surpreendente.

Saiba que...
Os que servem a Jesus devem estar preparados, pois, a qualquer momento, poderão ser provados na fé.

Um servo de Deus não deve ser medido pelo quanto possui. Lemos aqui sobre dois apóstolos, cheios do poder de Deus, que não tinham dinheiro no bolso. Mas eles estavam indo orar, buscar a presença de Deus. Se quisermos usufruir do poder de Deus temos de seguir este exemplo.

O poder não está no homem, está em Deus. O homem é apenas um canal, sendo assim, precisa estar limpo. O nome de Jesus é que é poderoso, por meio dele: milagres acontecem, o inimigo é derrotado, a salvação e o acesso a Deus se tornam possível.

O poder da igreja não deve estar nas finanças, mas em Jesus. Pensando nisso, alguém chegou a sugerir dizendo que “era quando a Igreja não tinha ouro nem prata, que ela podia dizer: ‘levanta-te e anda’”.

Não devemos ser indiferentes para com os que sofrem. Pedro e João ouviram o clamor daquele homem, pararam, e se compadeceram.

Quem crê em Jesus sabe que tudo acontece no tempo certo e que nada é por acaso. O que teria acontecido ao coxo se Pedro ou João tivessem dinheiro? Penso que o fato de eles estarem sem dinheiro levou à realização do milagre.

Nenhum acontecimento é fortuito, antes, pertence aos planos perfeitos de Deus. Até a falta de dinheiro no bolso de um apóstolo pode ser usado por ele para a realização de um milagre. Se os apóstolos tivessem dinheiro no bolso talvez o milagre não tivesse acontecido. Eles dariam uma esmola, entrariam no templo para orar, e o coxo continuaria coxo.

Uma coisa é certa, aquele homem não esperava esta surpresa da parte de Deus. Estava acostumado à rotina dos transeuntes, a pedir, e ouvir, “não”, ou, ouvir algumas moedinhas caindo em seu chapéu.

Mas Deus lhe enviou dois servos para dizer que não tinham dinheiro. Grande coisa! Nem precisavam ter parado para se explicar, afinal, ajuda quem pode.

Eles não tinham dinheiro, mas tinham uma surpresa da parte de Deus para ele, era um presente que dinheiro algum poderia comprar.

Se você é o enviado que Deus quer usar para abençoar os necessitados lembre-se: o mundo não precisa de dinheiro, precisa de Jesus, Ele é o único que pode dar a verdadeira liberdade.

Se você é o necessitado, saiba: Deus tem uma surpresa para você.
*****


Formado em Teologia e Contabilidade. É acadêmico de Direito e autor dos livros “4 Homens e um Segredo”, “Milagres - como alcançá-los” e “Aprenda orar com Jesus”. Faz parte da liderança da Igreja Batista Memorial no Bairro Industrial em Contagem/MG.
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 21 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.