Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Desculpas esfarrapadas

A Bíblia nos diz que Moisés passou quarenta dias e quarenta noites no Monte Sinai (Êxodo 24:18) quando foi receber as Tábuas da Lei; "Tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus" (Êxodo 31:18 b).

Triste é perceber que Arão, irmão de Moisés, constituído sacerdote (Êxodo 28:1), demonstrou completa incredulidade acerca do chamado Divino.

Como sacerdote, Arão cedeu às primeiras investidas pecaminosas do povo hebreu, como se depreende da leitura da passagem bíblica contida em Êxodo 32:1-6: "Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor. E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar".

Como já era de se esperar, o Senhor estava observando tudo: “Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido. E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz” (Êxodo 32:7-9).

A festança profana ainda descambou para um verdadeiro e vergonhoso Reality-show: “...vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos” (Êxodo 32:25).

O pior de tudo foi a resposta hilária e esfarrapada dada por Arão, quando indagado por Moíses acerca daquele procedimento pecaminoso (Êxodo 32:21-24): “E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado ? Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal; E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito. Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro”.

A tentativa de Arão de justificar que o bezerro de ouro foi esculpido pelo fogo representou o cúmulo do absurdo! A própria Bíblia nos afirma que as mãos de Arão é que formaram o ídolo de ouro. Além do que, Arão só atribuiu culpa ao povo (...”tu sabes que este povo é inclinado ao mal”).

Com isto aprendemos que não devemos subestimar os nossos pecados e achar que Deus os trata como algo sem importância.

Peçamos ao Senhor misericórdia para que não desça sobre nós os Seus juízos, se também estivermos fabricando “os nossos bezerros de ouro” (ou seja, dando possíveis desculpas esfarrapadas para muitas atitudes flagrantemente pecaminosas).

Errar é humano, mas continuar no erro é pura burrice! Apeguemo-nos às suas promessas: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pro 28:13). “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1). “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).

Meditemos nisto !
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.