Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Crítica, intolerância, diversidade, inveja e orgulho não são práticas atuais.

A princípio, das palavras do título deste texto, qual a que mais chamou-lhe a atenção?
Todos fracassamos um dia, em nossos comportamentos ou atitudes. Possa ser que não expostos, porém, todos um dia falhamos, demos bobeira, vacilamos. A paciência com os chistos da juventude atual não é sinal de permissividade, conivência, ou total aceitação. Pessoas mais maduras (no sentido cronológico), um dia, já foram adolescentes, crianças, jovens.

Não há um ou outro que deixou de "pisar na jaca". Alguém pode dizer: Jamais fiz isso! É inverídico! Todos falhamos um dia, e ainda falharemos! Somos imperfeitos. Ao observarmos o capítulo 3 de Romanos, há um discurso sobre uma comunidade que cria ser a circuncisão, única marca de fidelidade, justiça e supremacia de um povo. Paulo, em sua carta aos irmãos de Éfeso, descreve o mesmo em Efésios, capítulo 2. O Clássico versículo 8, expressa bem, o "todos" um dia falhamos do texto, acima, assim como o "todos" de Romanos 3:23.

Intolerância, inveja e orgulho se manifestam de diversas formas, uma delas é não aceitar comportamento ou estilo de vida alheia, e agir com críticas difamatórias, em seus diversos graus. Não há crítica construtiva, crítica é crítica. Vale a pena observar que, ainda no capítulo 3 da carta aos Romanos, está exposto que há apenas um justo, apenas um justificador. Apenas um que poderia justificar-nos, por meio de um favor que jamais merecemos, por meio da fé, na obra redentora de Jesus Cristo, sempre lembrando que o mérito não é nosso, provém de Deus. Nada provém de nós mesmos, para não nos vangloriar-nos orgulhosamente.

Viver a criticar alguém denuncia-nos, e mostra que precisamos estar mais maduros para a convivência mundo afora. Claro que ter opinião contrária, não é um mau sinal , mostra que temos personalidade, também que não concordamos com algo. Ninguém sai por aí dizendo tudo o que quer sem ser punido, ou até mesmo sem ser hostilizado/a.... ninguém ofende dado tipo de pessoa ou comunidade, sem ter resposta à ofensa. É difícil aceitar algo que não temos afinidade. Sim, é. Fato é que todos já falhamos, já ofendemos, já nos expusemos a situações inconvenientes. Quem disser que não, merece ser canonizado [rs].

Aprender a conviver com o diferente em tempos modernos pode ser difícil para muitos, principalmente ao vivermos em tempos de transições. jamais devemos deixar de sermos nós mesmos, porém, é bom lembrar que tudo tem limite, de todos os lados. Ter que aceitar algo de forma compulsória não é o ideal, então para vivermos dias difíceis, é aconselhável lembrarmos da árdua tarefa de crescermos como pessoa, porque como algumas pessoas dizem: crescer dói. É verdade! Amadurecer como pessoa não é algo tão fácil e fofinho. Compreendermos que assim como precisamos ser ouvidos, aceitos, respeitados, há o outro lado da moeda, que nos possibilita a prática da boa convivência. Temos que ouvir, respeitar, superar nosso limite de tolerância, e aceitar aquilo que, em nosso código de ética pessoal, ou comunitário, não concordamos.

Nesta vida, nada é para sempre, nada! Portanto, aceitar, dar suporte, apoiar alguém rumo ao sucesso é atitude nobre, independente de nosso código de ética pessoal. Já teve a oportunidade de falar sobre alguém bem sucedido/a em sua aspiração, e em vez de ouvir palavras satisfatórias ouve críticas? Aceitar o sucesso alheio é bem mais difícil que chorar com quem chora. Veremos mais pessoas satisfeitas e críticas com o fracasso alheio, pessoas que ajudam a piorar o quadro, a pessoas que estendem a mão para dar suporte à pessoa caída. Tem sido muito ocorrente bancar "o Bom Samaritano" acompanhado àquela self. Pois tem que se registrar tudo, certo? Exposição?! Nada!!! A mão esquerda está cansada de saber o que está fazendo a direita [rs] Vide Mateus 6:3.

Somos pessoas ímpares e plurais, isso quer dizer que devemos respeitar a diversidade. Mas [...] o que se quer dizer sobre "diversidade"? Ah ... lá vem crítica ... bom, fica para o próximo post. Bom, vamos adiantar com um spoiler. Embora a palavra "diversidade" tenha tomado proporções relevantes, a ponto de determinar um conceito [...] trata-se de"um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade", ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo. É ser diferente, ímpar. Ops! Se você leu tudo, não se passe por anônimo. Exponha-se. Critique se desejar. Sempre será bem vindo/a.

Marcos "Badusca" Reis
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 23 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.