Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Conhecer a Deus

Uma das grandes questões da história do pensamento ocidental, foi a questão do conhecimento. Homens como Descartes, David Hume, Kant, e tanto os outros, se preocuparam com a "episteme"; isto é, os estudos que filosofia chama de "teoria do conhecimento" ou "epistemologia". A busca do conhecimento entre os pensadores, sempre esteve atrelada a busca pela verdade.

Sócrates dizia que, segundo o Oráculo de Delfos, o homem tinha que se conhecer a si mesmo para alcançar a verdade. Diferente de Sócrates, Agostinho buscava a verdade no conhecimento de Deus, já que, o homem, era conhecido de Deus, disse ele: "Conhecer-te, ó conhecedor de mim, conhecer-te tal como sou por ti conhecido". Paulo admite o conhecimento de si, mas almejava conhecer a Deus inteiramente: "Agora conheço em parte, mas depois conhecerei plenamente, assim como também sou plenamente conhecido". (1Co 13-12b).

A vida consiste em conhecer a Deus profundamente; conhecer a si mesmo, como propôs Sócrates, deve implicar em conhecer, também, o conhecedor e feitor do homem. Conhecer o Deus que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Conhecer o Deus que, para alguns, é desconhecido. Tal como Paulo disse aos filósofos no Areopago em Atenas "AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio" (Atos 17:23b) Esse Deus é Jesus. Nas palavras João "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (Jo 17:3).

Josias Silva é formado em Teologia e História. Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP) e doutorando em História e Cultura das Religiões pela Universidade de Lisboa.
Osaaco - SP
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.