Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Chega de lágrimas!

O título deste texto nos faz lembrar de um conhecidíssimo shampoo infantil do tipo "neutro", que promete que a sua fórmula evita desconforto ou irritação aos olhos das crianças.

Essa simples referência me reportou a uma questão espiritual, quando o choro (ou o derramar de lágrimas) é o resultado principalmente da colheita para o crente que semeou coisas ruins.

Um dos casos mais notórios das Escrituras diz respeito a Davi. Aquele Rei em Israel pecou no grosso e no varejo, iniciando pela cobiça e finalizando com o assassinato premeditado do esposo daquela com quem adulterou.

Deus, entretanto, o perdoou, pela via da graça que o conduziu ao arrependimento: Romanos 2:4 "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento ?" ... 2 Samuel 12:13 "Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás".

Fato é que Davi, mesmo perdoado, experimentou severa disciplina do Senhor: Hebreus 12:5 "E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido; 6 Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. 7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filho".

E eis a pior sentença vinda da parte do Senhor: 2 Samuel 12:14 "Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá".

Prestem atenção: "... o filho que te nasceu CERTAMENTE morrerá".

O Senhor já havia sentenciado!

Apesar disto, Davi buscou ao Senhor ... 2 Samuel 12:15 "Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente. 16 E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. 17 Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles".

E foram sete dias de "busca", mas O Senhor cumpriu o que deterninara antes: 2 Samuel 12:18 "E sucedeu que ao sétimo dia MORREU a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. 19 Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta".

A iniciativa de Davi, ao ter visto que a criança morreu, foi de se soerguer do seu estado de prostração, pois nada mais podia ser feito: 2 Samuel 12:20 "Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. 22 E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e CHOREI, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? 23 Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim".

E a pedagogia adotada pelo Senhor para trazer o crente à sobriedade passa pela via do entristecimento, com vistas à restauração, mas nunca para a destruição: 2 Coríntios 7:10 "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte" ... Hebreus 12:11 "E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela".

Louvemos ao Senhor pela Sua misericórdia, mas sejamos sóbrios na luta contra as tentações: Gênesis 4:7 "Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar".

Aos que caíram, que busquem ao Senhor em sincero arrependimento, humilhados e contritos: Oséias 5:15 "Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão" ... Tiago 4:9 "Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará" ... Apocalipse 2:5 "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras".

Certa vez escreveu um escritor bíblico: Salmos 119:71 "Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos".

Felizes os que são conduzidos ao arrependimento, como aconteceu com Davi!

E aqui cito parte do seguinte versículo bíblico: João 8:11b "... E disse-lhe Jesus: ... ; vai-te, e não peques mais".
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.