Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Broa de fubá

Broa de fubá feita na folha de bananeira, assada no fogo de lenha, num rústico fogão lá no interior de Minas. Broa que minha mãe fazia quando eu era criança e depois adolescente e a gente comia e se deliciava com aquele manjar que podia nos alimentar e nos fortalecer por muito tempo. Broa de fubá, simples e gostosa que nossa mãe tão amorosa fazia para nos alimentar. Saudade daquele tempo de pobreza e de simplicidade, mas também de muita bondade e pureza. Tempo que ficou lá atrás e que não volta mais, mas está na lembrança do tempo de criança, bons momentos da vida, família unida em torno da mesa ouvindo as instruções do pai e da mãe.

Broa de fubá assada na folha de bananeira, com seu cheiro e seu gosto que podia se sentir de longe. Tempo abençoado e feliz, apesar das dificuldades que se passava, mas Deus nos abençoava através do exemplo e das orações do pai e da mãe. São lembranças que ficam e vem e nos alcançam vez por outra abrindo a nossa mente e insistindo em falar conosco, talvez para mostrar ou lembrar algo que esquecemos devido a correira da vida. É bom lembrar dessas coisa "pequenas", a gente se emociona ao lembrar daquele tempo, da presença dos pais, da oração dos pais em favor dos filhos, do trabalho em conjunto, do amor e de outros assuntos que norteavam a nossa vida naquele tempo tão distante. Hoje é tudo tão diferente, tão inconsequente que às vezes os pais acabam deixando os filhos e os filhos acabam negligenciando os ensinos dos pais. Mas a Bíblia está cheia de exemplos de pais e nos manda honrar o pai e a mãe porque é o primeiro mandamento com promessa.

A Bíblia é um compêndio, uma biblioteca de ensinos e exemplos para os filhos e para os pais. A broa de fubá é só um pano de fundo, um tema, um motivo para essa conversa, para esse exemplo de união e lição entre pais e filhos na distante década de 70, ou final da década de 60. Seja como for, é algo que ficou marcado, tatuado na mente e no coração, motivo de gratidão aos meus pais cristãos e exemplares. Meus pais já se foram, mas ficou o exemplo de fé e de cuidado com os filhos. Se algum se perdeu é porque quis, pois tivemos um exemplo de integridade, fé e temor a Deus por parte dos pais. A broa de fubá foi o alimento sólido e saudável que nos fez crescer fortes e depois pegar no cabo da enxada no interior de Minas. Todos os filhos seguiram o bom exemplo, cuidaram de suas vidas, amaram e obedeceram os nossos pais até o último momento deles aqui.

Agradeço a Deus pelos meus pais, por tudo que eles fizeram e representaram no tocante à fé, ao trabalho e a honradez. Foram tempos difíceis, naquele tempo praticamente as pessoas só estudavam até a quarta série, para prosseguir os estudos tinha que ir até à cidade e só os mais abastados podiam fazer isto. Eu não pude, os professores fizeram de tudo, mas eu não tinha o mais necessário para continuar os meus estudos. Sendo assim, só pude continuar os estudos quando nos mudamos para o Estado de São Paulo, mas mesmo assim naquela tempo não tinha escola para adultos e eu tive que me virar literalmente para continuar os meus estudos, tive que enfrentar o programa de eliminação de matérias, ou seja, fazer provas sem estudar, que era o único recurso. Mesmo assim eu consegui ir adiante e cheguei até ao 3° Grau, a Faculdade. Muita coisa foi feita pelo esforço, mas os pais sempre incentivaram e torceram muito pelo sucesso dos filhos. Deus em primeiro lugar, dando saúde e encaminhando na vida e nos estudos. A igreja também teve a sua parcela de contribuição. Mas tudo começou lá na roça comendo broa de fubá assada na folha de bananeira, alimento gostoso que a minha mãe fazia e a gente comia e repetia.

Agradeço a Deus por esta lembrança tão boa de uma broa, na humildade, mas guardados e protegidos por aquele que não dorme e nunca desampara os seus filhos, seja em que situação for. Deus é maravilhoso!
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 499 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.