Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Alguém viu a alegria por aí?

Alguém viu a alegria por aí?
Como ela é?
Imagino seu corpinho de bailarina
dançando na ponta do pé,
seu jeito extrovertido,
seu olhar desinibido
sentada à vontade tomando café.
Imagino seu jeito sorridente
mostrando seus lindos dentes
contagiando a todos
que por ela passam
e ao vê-la acham graça
e até se contagiam com a sua alegria
em forma de poesia que a tudo ultrapassa.
Alguém viu a alegria por aí?
Faz tempo que ela fugiu daqui
sem se despedir e sem falar
e deixou a tristeza em seu lugar.
Cícero Alvernaz (autor)
(02-02-2020) 

Este poema me veio num momento de tristeza e de busca. A alegria parece sumida e muito valorizada ultimamente. Conta-se que alguém procurou um pastor e começaram a conversar sobre diversos assuntos e entre eles falaram sobre a alegria e essa pessoa confessou ao pastor que estava se sentindo muito triste e queria saber como encontrar ou reencontrar a alegria. Já tinha ido a muitos lugares, viajado, ido a shows diversos, mas não conseguiu encontrar a alegria. A conversa prosseguiu e num dado momento o pastor lhe fez uma sugestão, lhe disse: "Aqui na cidade tem um circo onde várias pessoas se apresentam e dizem que lá tem um palhaço muito bom, muito engraçado, quem sabe indo até lá e assistindo o espetáculo você não encontra um pouco de alegria. Aquele homem olhou para o pastor com o semblante triste e lhe confessou: "Aquele palhaço sou eu". A alegria nem sempre está em algum lugar, ela está dentro da pessoa. Não há palhaço, não há mágico que traga ou produza alegria. Alegria não se faz da noite pro dia, não existe um elemento que a produz, ela não é um produto que se pode comprar e levar e recarregar quando quiser. Em Filipenses capítulo 4, versículo 4, lemos: "Alegrai-vos no Senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos". O Senhor é a fonte da nossa alegria. Mesmo que neste mundo tenhamos alguns momentos de alegria, o Senhor é a verdadeira fonte da alegria. Alguém viu a alegria por aí? Como ela é? A alegria não tem uma forma, um jeito, uma cor, uma estrutura, uma estatura. A alegria é algo subjetivo, algo que vem de dentro e se exterioriza e contagia. A alegria pode estar num sorriso, mas nem todo sorriso contém alegria, assim como nem todo choro é de tristeza. Quando eu sinto a presença de Deus eu choro de alegria, de gozo e de prazer. Gosto de recordar coisas antigas, momentos inesquecíveis passados na igreja quando a igreja era diferente do que é hoje.

Gosto de me lembrar dos hinos antigos e dos textos bíblicos que se costumava ler naquele tempo e um dos mais lembrados é João 14: "Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se assim não fosse eu vô-lo teria dito: vou preparar-vos lugar e quando eu for e vos preparar lugar voltarei para vós para que onde eu estou estejais vós também". Gosto de recordar, eu era chamado de "pregador mirim" e me apresentava muito, até para chamar a atenção das pessoas e ser uma atração no culto. Esse tempo ficou muito distante, nas décadas de 60 e começo de 70. Eu choro e me alegro recordando aquele tempo lembrando de como Deus trabalhava nos corações e trabalha até hoje. Você viu a alegria por aí? Tem um corinho muito conhecido que diz: "A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus. O sentimento mais precioso que vem de nosso Senhor é o amor que só tem quem já conhece a Jesus". Eu já vi alegria por aqui. Ela está no coração e na vida de quem já conhece a Jesus, que é a fonte da verdadeira alegria.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 488 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.