Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A tragédia do Japão e a tragédia de todos nós

"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não passsarão" Mt 24.35

Talvez não tenhamos a dimensão do alcance e profundidade das palavras de Jesus. Mas em momentos como esses, onde o mundo presencia uma nação sendo arrasada pela força da natureza, todos nós enfrentamos o desafio, ainda que não queiramos encará-lo de frente, da brevidade e fragilidade da vida humana.

Uma palavra tem sido manchete nos jornais do mundo inteiro: tragédia. Qual seu real significado?

Segundo a Wikipédia , Tragédia (do grego antigo τραγῳδία, composto de τράγος "bode" e ᾠδή "canto") é uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.

Ou seja, ela faz menção ao velho dilema da incapacidade humana de lidar com forças alheias à sua vontade e que tem profunda atuação em sua existência. Como tratar com o que não podemos controlar? Como viver quando aquilo aparentemente inabalável desfaz-se aos nossos pés?

Com o progresso da ciência e do conhecimento, a humanidade tem progredido no conhecimento das forças que regem a natureza. Temos sistemas de alerta contra tsunamis, sensores que detectam o movimento das placas tectônicas e a erupção de vulcões. Olhamos para o céu e procuramos asteróides que possam eventualmente estar em rota de colisão com a Terra. Porém, os fatos mostram que por melhor que estejamos preparados, sempre existirá algo além do alcance de toda ciência criada nos últimos anos.

Do mesmo modo, em um nível menor, temos as mesmas dificuldades com o novo, a mudança. Aliás, quem já mudou pelo menos uma vez de endereço sabe como isso é complicado! Achamos em nossos armários coisas há muito guardadas que nem sabíamos mais existir sobre a Terra! Exageros à parte, toda mudança gera um desconforto e nem sempre estamos dispostos a lidar com isso. Por mais que nos esforcemos, temos a tendência (uns em maior grau que outros) de entrar em uma zona de conforto, de adaptar-se ao cenário e ali estabelecermos nossos fundamentos. Para uma mudança, ainda que planejada, é necessário um esforço extra de nossa parte. Se isso já é complicado, equacionar o imprevisto requer de nós a habilidade de lidar com a insegurança e o medo da nova situação.

Interessante pensar que Jesus diz que "...os céus e a terra passarão...". Veja que são elementos comuns a todos e presentes no nosso cotidiano. Pisamos sobre uma terra que cremos ser estável e sabemos do ar que existe à nossa volta. Mas Jesus nos chama a atenção de que estes elementos, ainda que pareçam sólidos e constantes, um dia hão de passar. No caso do Japão, por mais bem preparados que estivessem para um acontecimento assim, houve um espanto pela extensão dos estragos causados. Áreas longe da costa foram atingidas pela força das ondas. Lugares onde se pensava estarem seguros não foram suficientes estavam livres da tragédia.

Por isso, é preciso encarar o fato de que apenas em um lugar podemos encontrar segurança: em Deus e em Sua Palavra. Diante de um mundo em mutação, de uma sociedade com valores tão efêmeros, de pessoas que hoje estão e amanhã podem não estar mais, no que confiar?

Onde podemos fundamentar a nossa existência?

Preste atenção ao alerta de Jesus. As coisas que aparentemente são estáveis, eternas...podem não ser. Não devemos colocar nossa confiança em posses, saúde, em outras pessoas... só ha um lugar onde verdadeiramente podemos depositar a nossa vida - na Palavra de Deus!

Quero finalizar com um brilhante enunciado de Charles H. Spurgeon :

"Se não podemos crer em Deus quando as circunstâncias parecem ser contra nós, nós não cremos nEle em absoluto"
Capivari De Baixo - SC
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.