Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A religião de Tomé

Tomé queria ver para crer. Jesus lhe disse: "Bem-aventurados aqueles que não viram e creram". Quando precisamos ver para crer, a fé e a crença, na prática, não existem. A essência da fé é exatamente crer para ver e não ver para crer. Por isto aqueles que creem sem ver são chamados de crentes, pois não dependem de ver uma imagem, ou outro objeto, para crer. A única imagem que nós vemos é um livro, a Bíblia, e é nele que aprendemos que não precisamos ver para crer. "Bem-aventurados aqueles que não viram e creram". É assim que a Bíblia ensina e não o contrário. "Tomé, não seja incrédulo, mas seja crente! Simples assim. Nesta passagem bíblica sobre a religião de Tomé nós aprendemos uma lição: a fé é mais importante do que a vista.

A fé vê mais longe e de forma mais nítida, ela vê a terra e vê o céu, vê o exterior e vê o interior, vê o presente também vê o passado e o futuro. Tomé era discípulo de Jesus e não obstante a sua intimidade com o Mestre ele nada sabia sobre a fé. Andar ao lado de Jesus (frequentar uma igreja) não significa andar com Jesus. A fé vem pelo ouvir e não pela vista, ou pelo tato, o contato, o toque. Nas minhas experiências como "crente assembleiano" desde 1972 vi e ouvi por diversas vezes mensagens sobre a fé que remove montanhas, mas muitas vezes não vi esta fé em ação, operante na vida da igreja. Muita ênfase à fé, mas pouca prática de fé, muita aparência e barulho, mas pouca atitude diante das dificuldades. Coloco aqui um exemplo: a igreja pregava a cura divina, orava pelo enfermo, mas aconselhava os seus familiares a o levarem à uma farmácia, ou a um médico. Então por que oraram? Não seria melhor ir logo ao médico? Ou a pessoa crê, ou descrê, não pode ter meio termo. Por outro lado, eu vi pastores tradicionais que não creem na cura divina, nem nos dons espirituais, no dom de línguas, ou na língua dos anjos e, portanto, não podem pregar e ensinar certos textos bíblicos, Atos 2, por exemplo. Se não creem nos dons espirituais como podem orar pelos enfermos e "tentar" expulsar os demônios? Jesus disse: "Em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes e se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano algum". (Marcos 16.17 a 20). Será que Jesus estava brincando quando disse essas palavras? É preciso ter fé para crer e realizar estes feitos. Não ser crente "Tomé". Jesus disse: "Tomé, não seja incrédulo, mas crente", (João 20.27). A religião de Tomé hoje está muito disseminada pelo mundo. Hoje é preciso ver para crer, colocar a mão, ouvir, auscultar, examinar, sentir a pulsação, tocar de novo... Ou cremos na Bíblia ou inventamos uma "Bíblia" particular que se adeque à nossa igreja. Mas muitos preferem torcer a Bíblia, muitos dizem que isto foi para aquele tempo e até zombam quando veem alguém falar em outras línguas, ou na língua dos anjos, conforme os discípulos falaram no dia de Pentecostes, conforme Atos capítulo 2. Tomé, o incrédulo, hoje tem os seus seguidores, muitas vezes há muito barulho, muita cantoria, mas a fé está em falta. Se a fé está em falta é porque a Bíblia não é ensinada e pregada devidamente. A Bíblia diz: "A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10.17).

Sem a pregação e o ensino da Palavra não pode haver fé. Ouvir a Palavra faz crescer o interesse, a fé vai se desenvolvendo, crescendo, dominando os corações, o ambiente, pois a Palavra gera esta fé no ouvinte que se torna um praticante da Palavra e não apenas um ouvinte. Não sejamos como Tomé. Que a nossa fé seja viva, real, arraigada em Deus através da Sua santa Palavra. Só assim poderemos crescer de fé em fé até alcançar a estatura de varão perfeito diante de Deus. A religião de Tomé é fria, mas a fé é quente, pois ela vem do altar de Deus através da disseminação da sua Palavra.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.