Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A igreja está precisando de pecadores. Quem se habilita?

Metade do Novo Testamento foi escrito por Paulo. Um homem de uma formação invejável. Dominava o hebraico, grego, aramaico e latim. Por falta de uma, tinha dupla nacionalidade, romana e judaica. Teólogo de primeira grandeza, destacado por sua incansável aplicação aos estudos da Tanakh (Antigo Testamento). Sua genialidade era tão elevada que seu contemporâneo Pedro confessou ser de difícil interpretação o que Paulo escrevia. Levou o Evangelho para escravos, senhores, presidiários e reis. Pregou em praças, sinagogas, cadeias, ilhas e navios. Pisou e discursou no mais famoso palco de debates filosóficos de todos os tempos, o Areópago. Viu e ouviu do Senhor tudo o que ensinou. Foi ao terceiro céu. Do coração de Israel ao coração do mundo antigo, Roma, cravou o nome de Jesus. Preso injustamente várias vezes . Surrado injustamente muitas vezes. Escreveu o mais belo poema de amor que nunca saiu de moda e jamais será suplantado; "Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor..."

Esse homem dedicado, leal ao chamado, firme nas suas colocações, equilibrado na sua teologia e apóstolo do Senhor, fez questão de assumir a primazia em uma categoria que poucas pessoas tem coragem de assumir, a de se definir como "o principal dos pecadores!". Essa consciência trouxe a Paulo todo o equilíbrio necessário para não ser um teólogo metido a besta, um apóstolo exaltado, autoritário e aproveitador, um missionário mercenário e um homem santo, porém hipócrita.

Ser o principal dos pecadores não se trata de culpa ou de coitadinho. Ser o principal dos pecadores é ter absoluta consciência que não podemos jamais olhar para o próximo como caso perdido, já que nós nos entendemos como os piores dos piores. Isso trás equilíbrio e paz. Equilíbrio porque a bondade que temos e praticamos é dom de Deus e de nós mesmos não há nada de proveitoso. Paz, porque o amor e o perdão de Deus é arrebatador e arrancou toda culpa e medo de não alcançarmos a dignidade de ser humano que responde com sensibilidade ao próximo e a Deus. Paulo, dos homens, o rabino mais famoso do mundo e que ensina até com seus desacertos. Bom, já que Paulo assumiu a primazia dos pecadores então devo respeitar e me contentar com o fato de ser o segundo mais pecador. Quem quer ser o próximo?
São Paulo - SP
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.