Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A ele ouvirás

"O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta no meio de ti, de teus irmãos,
semelhante a mim, a ele ouvirás..." — Deuteronômio 18.15.

A quem você tem dado ouvidos? Quem tem acesso as janelas da tua alma? Quem, ou o quê, têm sido o teu conselheiro? Aonde você tem investido atenção, tempo e força? No entretenimento? Em coisas fúteis, reprováveis?

O título acima é uma voz imperativa dita por Moisés a respeito do Prometido de Israel, pelo qual o próprio Moisés prefigurava, Jesus, o Salvador e Libertador. "Ouve Israel!" era o desejo do Deus Jeová e de seu servo para o povo quando, no futuro, o poderoso Messias surgisse. Ouvir a Jesus, sua pessoa, sua palavra e sua obra é o que de mais significativo o homem pode fazer neste mundo, aliás, é imprescindível.

Depois da saída do Egito, Israel peregrinava no deserto. Deus, através de Moisés, ordenou que o povo se santificasse porque no terceiro dia ele iria descer no monte Sinai. Ele veio entre fogo, trovões, relâmpagos, terremotos, fumaça e nuvem. O povo bem que já conhecia o poder, santidade e a ira do Deus de seus pais. Eles temeram e pediram para que unicamente Moisés subisse como um intercessor para que eles não morressem.

A narração bíblica diz que Deus se agradou dessa palavra vinda do povo. Eles, com medo de serem mortos por não se sentirem santificados, se demostraram humildes. Deus comenta com Moisés: "há se eles tivessem o coração sempre assim." Com esse coração, tudo seria bom e perfeito para com o povo do Deus Eterno. O Senhor se agrada do humilde e quebrantado; daquele que reconhece que é pecador.

Moisés teve uma revelação: um Messias que viria, mais poderoso e santo que ele. Ele seria sua tipificação, um Salvador/Mediador; um semelhante a ele, porém, mais relevante. A nação de Israel passou a viver na expectativa da vinda desse libertador, maior que Moisés. São muitos os textos que falam a respeito da vinda do Messias, e são chamados de messiânicos. O desejo de Moisés era que, quando ele chegasse, o povo o recebesse: A Ele ouvirás. Essa promessa era uma das mais conhecidas sobre a vinda do Messias.

"A Ele ouvirás" era a fala profética do líder de Israel no deserto. Atender a essa direção, ouvir o Messias quando ele se manifestasse, significa recebê-lo, aceitá-lo, submeter-se, crer na sua pessoa e palavra. Quando Jesus veio ao mundo, na plenitude dos tempos, todos os que o ouviram, todos que o receberam, tiveram seus pecados perdoados e foram recebidos como filhos de Deus. Nasceram como um novo homem, uma nova mulher. O fato é que a nação de Israel o rejeitou, não lhe deu ouvidos, tanto que o crucificaram. Mas ele venceu a morte e vive eternamente.

Por duas vezes uma voz como de trovão veio dos céus, como no Sinai, e testificou sobre Cristo: "Este é meu filho amado, a Ele ouvi!" O grande testemunho de Paulo foi sua conversão quando o Messias o encontrou. O texto diz que ele ouviu a voz de Jesus: "Paulo, Paulo, porque me persegues?" — Atos 9. Pedro, em sua pregação citou o texto em questão: "A Ele ouvirás" e milhares se converteram. Estevão, da mesma forma, pregou, e no final de sua fala, os ouvintes "...enfureceram-se, rilharam os dentes, taparam os ouvidos e apedrejaram a Estevão." — Atos 7. Ao longo dos séculos, milhares estão ressoando a voz de Cristo. Deus confirma e reforça a promessa messiânica dita por Moisés. Moisés contemplou a vinda do Salvador pela fé. Ele ouviu a voz daquele que havia de vir. Nós, hoje, temos que ouvir a voz daquele que veio. O sacrifício de Cristo ressoa pelo mundo. Ouça!

Jesus terá uma segunda vinda, não para ser ouvido voluntariamente, mas para se fazer ouvir sob vara de ferro. Não haverá mais oportunidade para quem tapou os ouvidos. A sua voz será eterna. Ele é o dono do mundo; o juiz da terra. A mensagem da sua segunda vinda é: A Ele verás vindo em glória sobre as nuvens no céu! Enquanto ele não retorna, o "A Ele ouvirás" ainda está em voga, aproveite! Aliás, saiba também que a palavra de Moisés, neste texto, diz que quem se negar a ouvi-lo Ele pedirá contas. Ouvi-lo é impreterível, e será indesculpável.

Nós queremos te ouvir!
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 89 [ver]
Site: http://albanisioribeiro.blogspot.com.br/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.