Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

2021 - A esperança nos renova!

Uma pandemia se impôs sobre a humanidade em 2020, trazendo consequências heterodoxas em diferentes ambiências e níveis da nossa casa, o planeta Terra.

Os impactos foram tremendos e atinge todos os países, com repercussões negativas sobre a economia, como a extinção de milhares de empresas e de milhões de postos de trabalho, exigindo a intervenção dos governos para minimizar a situação.

No campo da saúde, mais de 80 milhões de casos de Covid-19 já foram notificados, com 1,7 milhão de mortes, sendo os EUA o país com o maior número de notificações e de mortos; o Brasil amarga a terceira posição em notificações e o segundo lugar em óbitos.

Com o distanciamento social, novas formas de trabalho foram implementadas, sendo eleito o "home office" como um padrão definitivo para muitas profissões; as plataformas digitais viabilizaram a realização de reuniões, assembleias, cultos, cerimônias, treinamentos, aulas etc., tudo à distância.

Sendo o homem um ser relacional, após nove meses de distanciamento, os impactos psicoemocionais também são evidentes, traduzidos pela ansiedade, depressão e violência doméstica, conforme relatado pelos noticiários.

O que esperar de 2021 em meio a tantas dificuldades? Podemos nos inspirar no profeta Jeremias quando no cativeiro babilônico (586 a.C.) apregoou as palavras do Senhor: "Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheiro de esperança". Continuando ele afirmou: "Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar de todo o coração". (Jr 29:11-13).

O profeta não se referiu ao otimismo, mas a esperança, pois são diferentes. Rev. Ricardo Barbosa de Sousa, escreveu que se o "otimismo se refere a expectativa que temos de que as coisas irão melhorar; a esperança é a confiança que depositamos no Deus que irá cumprir suas promessas e realizar seus propósitos. A esperança cristã está alicerçada no Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda a consolação." Não temos o controle do futuro, mas temos os meios para responder a ele.

Rev. Lloyd J. Ogilvie, relata que "o sinal seguro de que temos um relacionamento autêntico com Deus é crermos mais no futuro do que no passado", discernindo que o passado não pode ser fonte nem de confiança nem de condenação.

O teólogo Emil Brunner afirmou: "o que o oxigênio é para os pulmões, a esperança é para a alma", resgatando as palavras de Jeremias: "quero trazer à memória o que me pode dar esperança, pois as suas misericórdias não têm fim e se renovam a cada manhã, sendo o Senhor bom para os que esperam por ele" (Lm 3:21-23).

O Senhor tem planos para cada um de nós, planos para crescimento em sua graça, a fim de que tenhamos um futuro com esperança, pois ela nos liberta para ousar, nos concede confiança nas frustações da vida cotidiana e coragem para viver cada dia venturosamente.

A esperança possibilita uma qualidade de vida imprescindível para a existência humana e essa esperança provém de Jesus Cristo, por causa do que Ele é e do que Ele pode fazer, pois "com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação" (Fp 4:13).

Deus tem o controle do mundo por Ele criado. Ele tem um plano para 2021. Ele é o Senhor da história. Entreguemos-lhe o futuro e desde já agradeçamos o que vai acontecer. Tenhamos um ano com renovada alegria. Que as vacinas, bênçãos do Senhor através da ciência, sejam distribuídas com equidade; que surjam medicamentos e tratamentos mais eficazes; que o distanciamento seja vencido e haja alegria na convivência; que sejamos generosos com o nosso próximo; que os governantes sejam prudentes e pensem no bem estar dos governados.

"O melhor que Deus tem para a minha vida começa com uma esperança vibrante para o futuro". Ogilvie.

Feliz 2021.
Recife - PE
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.