Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Fórum em Belo Horizonte discute implicações do desastre em Mariana

O coletivo “Ame a Verdade” realiza dia 7 de abril o fórum “Reflexões sobre o desastre de Mariana: lutas e direitos”. O encontro acontece a partir das 14h na Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, MG.
 
A partir do desastre em Mariana, o Fórum quer refletir sobre os impactos sociais, políticos, ambientais, legais e das lutas pelos direitos das populações atingidas pelas barragens em Minas Gerais. O desastre ocasionado pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco, em 5 de novembro de 2015, causou a morte de 19 pessoas, arrasou os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu e levou lama para toda a bacia do Rio Doce. Mais de 30 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo foram afetados e houve danos profundos ao meio ambiente. No total, 185 famílias perderam as casas ou tiveram o imóvel afetado pelo rompimento das barragens. É considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil e o maior acidente mundial com barragens.
 
Segundo a coordenadora advocacy da Tearfund Brasil, Simone Vieira, que também integra a organização do encontro, “serão abordadas as possibilidades e desafios encontrados frente a violações de direitos, que as comunidades e o meio ambiente sofrem em decorrência da atividade mineradora”.
 
Participam movimentos sociais, pesquisadores, técnicos e operadores de direitos que atuam na proteção a estas comunidades, em especial representantes das famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. “A reflexão, o diálogo e a interlocução com todos estes atores nos permitirá o fortalecimento de ações em andamento para a garantia dos direitos humanos inerentes a cada comunidade que hoje sofre as consequências de uma atividade mineradora, que coloca os interesses econômicos acima dos interesses humanos, ambientais e sociais”, complementa Simone.
 
O fórum “Reflexões sobre o desastre de Mariana: lutas e direitos” é o segundo evento realizado pelo coletivo “Ame a Verdade” para discutir a questão da mineração. Diversas organizações fazem parte do Coletivo, tais como a Aliança Cristã Evangélica Brasileira, Evangélicos Pela Justiça (EPJ), Rede Fale, Instituto Solidare, Remar, Igreja Batista da Redenção-Bhte, Rede Evangélica do Terceiro Setor, Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas), Visão Mundial, Tearfund, entre outras.
 

Serviço

Evento: Fórum “Reflexões sobre o desastre de Mariana: lutas e direitos”.
Data: Dia 7 de abril.
Local: Primeira Igreja Batista, Praça Raul Soares, 203 – Centro, Belo Horizonte (MG).
Realização: Coletivo Ame a Verdade.
Não é necessário fazer inscrição prévia. A entrada é gratuita.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 987 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.