Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Deus está além do Jordão

Foto: http://www.sxc.hu/photo/1424477Ao se preparar para seguir adiante, olhe para trás! Veja o quanto Deus foi fiel, guardou a sua vida, alimentou a sua alma e proveu além das suas necessidades. Lembre-se que Ele jamais falhou, se ausentou ou deixou de amar. Amanhã não será diferente.

A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir aonde ele não iria - além do Jordão. Seu sermão se encontra nos capítulos 31 e 32 de Deuteronômio e poderia ter como título “Exortações da travessia”.

A mais clara é um convite a olhar para trás, pois “o Senhor lhes fará como fez ao rei dos Amorreus – lhes dará vitória” (31.4). Moisés conclama o povo a um exercício de memória e fé – “lembra-te dos dias da antiguidade” (32.7) - fazendo com que a memória seja inundada com os fatos que expressam o poder, a fidelidade e o amor de Deus. É da natureza de Deus ser fiel!

A terra além do Jordão representava a incerteza e insegurança. Os relatos que chegavam ao povo eram de uma terra frutífera, porém habitada por guerreiros, exércitos e protegida por cidades fortificadas. Perante todo temor Moisés lhes ensina que “O Senhor, teu Deus, passará adiante de ti” (31.3) e “... aquele que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará” (31.8). Deus está aonde ainda não chegamos. Descansemos, pois Ele está além do Jordão.

Neste sermão Moisés não fala apenas de vitória e fidelidade. Ele denuncia o pecado apontando para a rebelião aos mandamentos de Deus (31.27), os que praticam abominações (32.16), os que se esquecem da Rocha, que é o Senhor (32.18) e os que perderam a lealdade a Deus e se tornaram leais ao mundo (32.20). Exortava o povo a se quebrantar, abandonar o pecado e buscar a santidade. Não deveriam cruzar o Jordão levando as práticas de pecado.

Perante um novo dia, olhe para trás e lembre-se da ininterrupta fidelidade de Deus em sua vida. Saiba que Ele já foi adiante de você e lhe preparou o caminho. Deixe para trás o que não vem do Senhor e jamais se esqueça - Deus está além do Jordão.


Leia mais
Quando vier o que é perfeito...
Surpreendido pela Esperança
Refeições diárias com os discípulos
Ronaldo Lidório é doutor em antropologia e missionário da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais e da Missão AMEM. É organizador de Indígenas do Brasil -- avaliando a missão da igreja e A Questão Indígena -- Uma Luta Desigual.
  • Textos publicados: 22 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.