Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Comigo aconteceu assim – e com você?

Por Klenia Fassoni

A nova seção da revista Ultimato “Aconteceu Comigo – Meu encontro com Jesus”, que começou na edição 364 – a primeira de 2017 –, apresenta relatos de conversão e é também o nosso tema no Portal durante o mês de março. Para acompanhar de perto os diferentes relatos, acesse www.ultimato.com.br/assunto/aconteceucomigo.

Para quem é cristão – seguidor de Cristo – há em sua vida um “evento” de virada, um momento em que deixa de ser quem era e passa a ser um novo homem ou uma nova mulher. Alguns conseguem identificar o dia em que isto aconteceu. Outros só conseguem se dar conta desta virada olhando para trás e percebendo as mudanças em sua vida. Há mistério neste terreno! Um de nossos hinos traduz a experiência assim: “Fui a Jesus que me convidou, bem nenhum havia em mim. Mas ele me salvou”.

A conversa de Jesus com Nicodemos é esclarecedora. Jesus diz a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Para alguns, a resposta ‘equivocada’ de Nicodemos [“Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”] não é sinal de sua ignorância, mas de seu entendimento da dificuldade que envolveria este processo. Jesus continua: “Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”. [Jo3.1.3-7, RA]

Uma leitura no Novo Testamento em busca de relatos de “viradas” nos ajuda a aprofundar no assunto. Curioso que a palavra conversão quase não aparece. Um dos poucos textos é este: “Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores” (Lc 5.32). Na maior parte dos relatos as experiências se traduzem em tornar-se seguidor de Jesus, reconhecendo sua autoridade como Filho de Deus. Que variedade de experiências! A “virada” pode ser contada de muitas formas:

A saciedade de uma sede incessante, por Jesus, a Água Viva – no caso da mulher junto ao poço.

A saída de um lamaçal de pecado, a volta ao lar e o reencontro com o Pai, que está sempre em busca daquele que se perdeu – no caso do Filho Pródigo.

O redirecionamento dos afetos e das ambições para um tesouro que não se deteriora – no caso de Zaqueu.

Uma visão a mais – no caso do cego Bartimeu, curado pela Luz do Mundo.

Um súbito e intenso reconhecimento de seu pecado e humildade para desejar outra vida, à beira da morte – no caso do ladrão ao lado de Jesus na cruz.

Um profundo sentimento – e uma extravagante expressão – de gratidão pelo perdão de seus muitos pecados – no caso da mulher pecadora, intrusa no jantar servido por Simão.

A cura dupla – da pele e da alma – de um dos dez leprosos.

O conhecimento intelectual dos planos de Deus para salvar o mundo e um assentimento a isto, culminando no batismo, para o oficial da rainha de Candace.

Uma simples concordância em largar o trabalho de suas vidas para aceitar o convite irresistível de Jesus, e passar a segui-lo – no caso dos irmãos pescadores, João e Tiago, Pedro e André.

Uma guinada na direção de suas convicções, seus planos, sua energia, após a visão do próprio Jesus – no caso de Paulo.

Uma aceitação voluntária em continuar nos ensinos da avó e da mãe – no caso do jovem Timóteo.

E – para você – como foi sua experiência? Seu encontro com Jesus?

Leia também
Jesus transformou a minha vida e tornou fecundo meu caminho
Tão grande nuvem de testemunhas
Surpreendido Pela Alegria [C. S. Lewis]
Mochila nas Costas e Diário na Mão
É diretora administrativa da Editora Ultimato.
  • Textos publicados: 18 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.