Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

Um comentário expositivo do evangelho de Marcos: Grant Osborne

Por Davi H. C. Bastos | Resenha

“Aqui, Marcos apresenta o propósito central de seu Evangelho: falar ao mundo de Jesus Messias, o Filho de Deus. Ele é profeta, mas é mais que isso. É o Messias prometido por Deus, o Filho ungido, enviado ao mundo para sacrificar-se para a salvação da humanidade. […] Precisamos ajudar as pessoas a reconhecer que Jesus é mais que seu amigo; ele é seu Senhor” (p.16).
 
Todos sabemos o quão desafiador pode ser compreender a mensagem da Bíblia. Embora o evangelho seja compreensível até ao mais simples dos homens, inúmeras dificuldades e complicações surgem ao buscarmos compreender todas as passagens da Escritura e fazê-la dialogar com nosso próprio tempo e cultura. Felizmente, temos acesso a dois mil anos de tradição e estudo sobre essas questões – ninguém deve montar sua teologia bíblica sozinho, mas em unidade com outros membros do corpo de Cristo. A disciplina da Teologia Bíblica floresceu através de muitos estudiosos que produziram uma enormidade de comentários bíblicos, artigos e livros, com extremo rigor acadêmico e profundidade. A maioria, contudo, inacessível em sua linguagem e complexidade para o público cristão em geral, e não disponível em língua portuguesa.
 
Mas e se um desses estudiosos que dedicou sua vida ao estudo pudesse colocar em uma linguagem acessível e de forma concisa as lições mais importantes que aprendeu em sua longa jornada? Felizmente tal projeto é relativamente comum na Igreja Cristã, e é esse mesmo projeto que é adotado pela Série Comentário Expositivo (Edições Vida Nova). Esse volume sobre o Evangelho Segundo Marcos é escrito por um dos maiores estudiosos da tradição mais conservadora da Teologia Bíblica, Grant Osborne (1942-2018). Osborne foi professor por muitos anos na Trinity Divinity Evangelical School nos Estados Unidos, um dos mais renomados seminários do país.
 
A Série foi desenvolvida e pensada para quem precisa preparar uma pregação ou estudo bíblico semanalmente. Cada perícope (trecho) do texto bíblico é apresentada, examinada e aplicada em exatas seis páginas, para que o pastor ou professor saiba a demanda exata de tempo que terá de dedicar semanalmente à leitura. O texto é ricamente acompanhado de fotografias (em preto e branco mesmo), mapas e quadros informativos, que tornam a leitura mais fluida. O objetivo é produzir comentários muito concisos com qualidade acadêmica, mas linguagem popular. No volume de Marcos, Grant Osborne consegue alcançar esse padrão, e, coincidentemente, o evangelho é dividido em 51 perícopes – ideal para um estudo semanal em um ano de 52 semanas.
 
Se você busca uma referência das possibilidades de tradução do original, apresentação completa com a extensa literatura secundária e análise de todas as variantes dos manuscritos, a Série Comentário Expositivo não é para você. Mas se está atrás de uma interpretação acurada, baseada em uma exegese bem feita e em anos de estudos, exposta de maneira simples e rápida, ela é perfeita para você. As análises das perícopes são divididas em subcategorias, que incluem a ideia central, uma exegese e hermenêutica cuidadosas – com direito a análise do contexto literário, esboço da estrutura da passagem e da obra, apontamentos relevantes sobre contexto histórico, pinceladas de interpretação gramatical do original (termos gregos e hebraicos são sempre transcritos para o nosso alfabeto latino) quando indispensáveis e considerações teológicas dentro da tradição mais conservadora. Incluem também sugestões de aplicação e ilustração da passagem para o leitor contemporâneo, levando em consideração nossa cultura.
 
Deus presenteia, através da equipe editorial de Edições Vida Nova, a Sua Igreja no Brasil com essa tradução de uma obra de alta qualidade e que atende à necessidade dos sobrecarregados trabalhadores da seara. Os que lerem Marcos – Série Comentário Expositivo certamente serão edificados e edificarão outras pessoas por meio de seu ensino.

• Davi H. C. Bastos é graduado e mestrando em filosofia na Unicamp, casado com Samara e pai do Moisés.

Leia mais

>> Conheça também a Série Lendo a Bíblia com John Stott
 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.