Por Escrito
10 de abril de 2019- Visualizações: 7640
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Um comentário expositivo do evangelho de Marcos: Grant Osborne
Por Davi H. C. Bastos | Resenha
“Aqui, Marcos apresenta o propósito central de seu Evangelho: falar ao mundo de Jesus Messias, o Filho de Deus. Ele é profeta, mas é mais que isso. É o Messias prometido por Deus, o Filho ungido, enviado ao mundo para sacrificar-se para a salvação da humanidade. […] Precisamos ajudar as pessoas a reconhecer que Jesus é mais que seu amigo; ele é seu Senhor” (p.16).Todos sabemos o quão desafiador pode ser compreender a mensagem da Bíblia. Embora o evangelho seja compreensível até ao mais simples dos homens, inúmeras dificuldades e complicações surgem ao buscarmos compreender todas as passagens da Escritura e fazê-la dialogar com nosso próprio tempo e cultura. Felizmente, temos acesso a dois mil anos de tradição e estudo sobre essas questões – ninguém deve montar sua teologia bíblica sozinho, mas em unidade com outros membros do corpo de Cristo. A disciplina da Teologia Bíblica floresceu através de muitos estudiosos que produziram uma enormidade de comentários bíblicos, artigos e livros, com extremo rigor acadêmico e profundidade. A maioria, contudo, inacessível em sua linguagem e complexidade para o público cristão em geral, e não disponível em língua portuguesa.
Mas e se um desses estudiosos que dedicou sua vida ao estudo pudesse colocar em uma linguagem acessível e de forma concisa as lições mais importantes que aprendeu em sua longa jornada? Felizmente tal projeto é relativamente comum na Igreja Cristã, e é esse mesmo projeto que é adotado pela Série Comentário Expositivo (Edições Vida Nova). Esse volume sobre o Evangelho Segundo Marcos é escrito por um dos maiores estudiosos da tradição mais conservadora da Teologia Bíblica, Grant Osborne (1942-2018). Osborne foi professor por muitos anos na Trinity Divinity Evangelical School nos Estados Unidos, um dos mais renomados seminários do país.

A Série foi desenvolvida e pensada para quem precisa preparar uma pregação ou estudo bíblico semanalmente. Cada perícope (trecho) do texto bíblico é apresentada, examinada e aplicada em exatas seis páginas, para que o pastor ou professor saiba a demanda exata de tempo que terá de dedicar semanalmente à leitura. O texto é ricamente acompanhado de fotografias (em preto e branco mesmo), mapas e quadros informativos, que tornam a leitura mais fluida. O objetivo é produzir comentários muito concisos com qualidade acadêmica, mas linguagem popular. No volume de Marcos, Grant Osborne consegue alcançar esse padrão, e, coincidentemente, o evangelho é dividido em 51 perícopes – ideal para um estudo semanal em um ano de 52 semanas.
Se você busca uma referência das possibilidades de tradução do original, apresentação completa com a extensa literatura secundária e análise de todas as variantes dos manuscritos, a Série Comentário Expositivo não é para você. Mas se está atrás de uma interpretação acurada, baseada em uma exegese bem feita e em anos de estudos, exposta de maneira simples e rápida, ela é perfeita para você. As análises das perícopes são divididas em subcategorias, que incluem a ideia central, uma exegese e hermenêutica cuidadosas – com direito a análise do contexto literário, esboço da estrutura da passagem e da obra, apontamentos relevantes sobre contexto histórico, pinceladas de interpretação gramatical do original (termos gregos e hebraicos são sempre transcritos para o nosso alfabeto latino) quando indispensáveis e considerações teológicas dentro da tradição mais conservadora. Incluem também sugestões de aplicação e ilustração da passagem para o leitor contemporâneo, levando em consideração nossa cultura.
Deus presenteia, através da equipe editorial de Edições Vida Nova, a Sua Igreja no Brasil com essa tradução de uma obra de alta qualidade e que atende à necessidade dos sobrecarregados trabalhadores da seara. Os que lerem Marcos – Série Comentário Expositivo certamente serão edificados e edificarão outras pessoas por meio de seu ensino.• Davi H. C. Bastos é graduado e mestrando em filosofia na Unicamp, casado com Samara e pai do Moisés.
Leia mais
10 de abril de 2019- Visualizações: 7640
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Dia da Bíblia 2025 – Bíblia, igreja e missão
- Tradução e discipulado: duas faces para o cumprimento da Grande Comissão
- Geração Z – o retorno da fé?
- Entre negociações, críticas e desesperança: o que eu vi na COP30
- Movimento missionário brasileiro – ao longo de tantas décadas há motivos para celebrar?
- O que acontece após o “Pr.”?
- Aprendendo a cultivar a vida cristã — Live de lançamento
- Movimento missionário brasileiro – a direção e o poder do Espírito Santo
- Mobilização não pode ser mera cooptação
- Cuidar do missionário à maneira de Deus
(31)3611 8500
(31)99437 0043
O intelectual como vocação: James Sire (1933 – 2018)
Alice Clapp: jovem, abolicionista e cristã no Rio de Janeiro no século 19
Um convite, um encontro e uma lista
Reversos da vida






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)

