Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda abordagem espiritual durante o tratamento de pacientes

No dia 20 de setembro, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou uma recomendação considerada inédita: de que os médicos devem abordar a espiritualidade com seus pacientes como orientação para prevenir doenças do coração.

A recomendação foi divulgada no documento Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular em congresso da SBC, em Porto Alegre. O texto incluído no documento orienta cardiologistas e médicos em geral sobre a melhor forma de abordar questões de caráter espiritual durante os atendimentos.

A ideia com a recomendação não é orientar o paciente quanto à sua religião, mas dar oportunidade para que se expresse quanto à sua fé e questões espirituais que podem surgir durante o tratamento médico.

De acordo com o documento Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular a “espiritualidade e religiosidade são recursos valiosos utilizados pelos pacientes no enfrentamento das doenças e do sofrimento. O processo de entender qual a relevância, identificar demandas e prover adequado suporte espiritual e religioso, beneficia tanto pacientes como a equipe multidisciplinar e o próprio sistema de saúde” (p. 49).

--
A Sociedade Brasileira de Cardiologia foi fundada em 1943 pelo Dr. Dante Pazzanese com o compromisso de expandir e divulgar o conhecimento na área da cardiologia congregando médicos e profissionais da saúde que tenham interesse pela especialidade. Estimulando a pesquisa e divulgando junto a sociedade civil os aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, sua prevenção e tratamento.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.