Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Tecnologias simples ajudam a economizar água e energia no banheiro

(ENVOLVERDE) Novidades, recém chegadas ao mercado, podem ajudar consumidores conscientes a diminuir as quantidades de água e energia usadas no banheiro, sem fazer muito esforço. São produtos que funcionam de forma simples e surtem um bom efeito.

No banheiro, um dos principais desperdícios é a quantidade de água gasta cada vez que acionamos o botão da descarga. Dois novos lançamentos chegaram para diminuir o desperdício.

A Roca passou a comercializar uma bacia equipada com sistema de descarga com um duplo botão de acionamento. Dessa forma é possível selecionar um fluxo de 3 ou de 6 litros. Segundo cálculos da empresa, a economia poderá chegar a 60% dos gastos cotidianos de água nesta tarefa.

Outra novidade, com um toque regional, é o recuperador de calor para chuveiros elétricos, desenvolvido pelo tecnólogo José Geraldo de Magalhães, de Minas Gerais. A invenção, de patente nacional, promete economizar 44% dos gastos em energia elétrica no banho e acima de 20 % no total de gastos com energia nas residências.

Economizar energia é uma das principais preocupações hoje no país, e em todo o mundo. Segundo um estudo divulgado em julho pelo Instituto Acende Brasil, que representa investidores em energia elétrica, o risco de faltar energia na casa dos brasileiros em 2011 chega a 32%. No outro lado da moeda, de acordo com a agência internacional de energia (IEA), o consumo energético do mundo aumentará em 50% até 2030. Equilibrar oferta e demanda, portanto, é um grande desafio daqui para frente.

Com a água, a preocupação não é muito diferente. Da mesma forma que a energia, o uso da água também precisa ser racionalizado, em especial nos grandes centros urbanos, onde os mananciais não dão conta de atender a população, que não pára de crescer.

Na hora de evitar desperdícios de água e energia, novas tecnologias ajudam, mas é fundamental não esquecer a importância da mudança de atitudes quando utilizamos os recursos do planeta – ou mesmo nosso dinheiro. Um bom exemplo vem do hábito simples de fechar a torneira quando escovamos os dentes. Se 1 milhão de pessoas fechassem a torneira para escovar os dentes durante um mês, a quantidade de água economizada seria o equivalente a cerca de 12 minutos da água que cai pelas Cataratas do Iguaçu – realmente um volume considerável. Imagine, então, a economia conseguida se todos os 10,4 milhões de habitantes da cidade de São Paulo adotassem esse comportamento, no seu cotidiano. Leia mais.

Fonte: www.envolverde.ig.com.br

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.