Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

René Padilla (1932-2021). Um lamento da igreja latino-americana

Editorial

A igreja latino-americana lamenta hoje, em especial, a partida do nosso querido pastor e amigo, o teólogo René Padilla (1932-2021).

Ao anunciar o seu falecimento, a primeira filha, Ruth Padilla DeBorst, também teóloga e educadora, acaba de publicar:
Acaba de partir meu amado paizão... Na tarde de hoje, 27 de abril, C. René Padilla, pai, marido, amigo, teólogo, escritor e pastor, partiu para a presença do Senhor quem amou a vida inteira. Em breve compartilharemos mais detalhes. Agradecemos a quem o acompanhou em oração e presença nestes últimos meses de convalescença.

A filha Elisa Padilla, que atuava ao lado do pai na Missão Kairos, também compartilhou (em espanhol):
Se fue mi papito. Me dicen que el domingo disfruto plenamente su helado en compañía de su hijo.


Ao lado da família, Ultimato também se entristece com a perda de um irmão querido, ao lado de quem caminhamos por longos anos, tanto na revista, como colunista por mais de uma década, como na publicação dos seus principais livros.

É desnecessário apontar cada um dos livros e espaços ocupados por René Padilla ao longo dos anos. Talvez seja o teólogo e pensador protestante latino-americano mais conhecido em todo o mundo. Nascido no Equador, mudou-se para Buenos Aires, Argentina, nos anos 60, logo depois de obter o seu doutorado em Novo Testamento pela Universidade de Manchester, na Inglaterra.

Fundador e presidente da Rede Miqueias, foi também membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana e diretor de Ediciones Kairos, além de ex-presidente internacional da Tearfund. Entre os seus livros mais conhecidos e traduzidos em vários idiomas, estão O Que É Missão Integral?, Repensando a Missão na Igreja Local e o clássico da missiologia contemporânea Missão Integral - O Reino de Deus e a Igreja.

Também conhecido como “pai da missão integral”, René Padilla deixou sua marca também no Congresso de Lausanne, em 1974, coordenado por John Stott, que produziu o conhecido Pacto de Lausanne, que tornou emblemática a expressão teológica do Congresso, que afirma a proclamação do “Evangelho todo para todo homem e para o homem todo”.

Aliás, a “Missão Integral” é mais velha e menos complicada do que imaginam alguns leitores. Nas palavras do próprio Padilla, “Ela é, na verdade, uma aproximação à fé cristã que tenta relacionar a revelação do Deus trino com a totalidade da criação e com todo aspecto da vida humana, e tem como propósito a obediência da fé para a glória de Deus”.

Amigo e companheiro de viagens de John Stott, René Padilla morre exatamente no dia em que Stott faria 100 anos. Casado com Catharine Feser Padilla, falecida em 2009, com quem teve cinco filhos - Daniel, Margarita, Elisa, Sara e Ruth -, Padilla deixa os filhos, vários netos e também a sua segunda esposa, Beatriz Vásquez.

A FUNDACION KAIROS, também fundada por René Padilla, acaba de publicar uma nota:
  • Hoje, 27 de abril de 2021, é o dia em que René, com seu sorriso sempre renovado, se encontra com Jesus, a quem tanto amou.

  • Uma deterioração física prolongada, uma longa espera e, hoje, um breve episódio cardíaco.

  • O jovem humilde, dotado de uma mente brilhante, o discípulo fiel, o pensador ousado, o pai, o marido, o pastor, o teólogo, o pregador da justiça, o velho mestre, está à nossa frente nessa nova etapa que ainda não conhecemos aqui, mas que nós saberemos.
  • Hoje começa, para aqueles de nós que o amou e o ouviu, o desafio de continuar a sua tarefa. Seja fiel ao seu exemplo. Agradecendo a Deus, que nos emprestou por alguns anos. E que esta tarde ele o convocou. Para finalmente dar-lhe o abraço esperado.

Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1209 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.