Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Relatório sobre o clima irá alarmar o mundo

(ENVOLVERDE) Um relatório que está sendo preparado sobre as mudanças climáticas irá fornecer a evidência com maior credibilidade até o momento sobre a relação do homem com o aquecimento global. A esperança é que o documento choque o mundo e incentive as pessoas a tomar mais atitudes para frear o problema.

O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), previsto para ser publicado em 02 de fevereiro, em Paris, descreve as pesquisas realizadas por 2.500 cientistas de mais de 130 países, e que levaram seis anos para sere compiladas.

“Há muitos sinais e evidências neste relatório que claramente estabelecem não só o fato de as mudanças climáticas estarem acontecendo, mas também de que é realmente a atividade humana que está influenciando essas mudanças”, diz R.K. Pachauri, presidente do IPCC.

“Eu espero que esse documento surpreenda a população e os governantes e os faça agir de forma mais séria; uma vez que não se pode ter prova mais autêntica e trabalho de maior credibilidade científica do que este. Então, eu espero que isso seja aceito pelo que vale”.

O IPCC dirá com 90% de certeza que a atividade humana, liderada pela queima de combustíveis fósseis, é culpada pelo aquecimento global nos últimos 50 anos, afirmam algumas fontes. A expectativa é que novo relatório preveja um aumento de 2ºC a 4,5ºC nas temperaturas este século, apresentando 3ºC como mais possível.

Tempo louco
Pachauri disse em uma entrevista que as descobertas do relatório, o quarto desse tipo, serão “muito mais sérias e preocupantes” do que as de documentos anteriores.

Há mais evidências ao redor do mundo de que as emissões de gases do efeito estufa estão causando o aumento das temperaturas, a elevação do nível do mar, o derretimento de geleiras, a ocorrência de fenômenos climáticos esquisitos e de problemas de disponibilidade de água, diz Pachauri.

“O Ártico, por exemplo, está claramente derretendo mais rápido do que outras regiões do planeta”, acrescenta. “As estatísticas estão no relatório e isto está acontecendo muito mais rápido do que se antecipava”.

“Os impactos são visivelmente sérios para a parte mais vulnerável do mundo. Estados localizados em pequenas ilhas estão nitidamente muito vulneráveis e partes do sul da Ásia estão suscetíveis devido às enchentes e ao derretimento das geleiras”.

Pachauri, que é também diretor do maior centro ambiental da India, o Institito de Energia e Pesquisa (Energy and Research Institute), disse que há mais preocupação com as mudanças climáticas em todo o mundo hoje do que nunca e elogiou a Europa e o Japão pelas suas iniciativas.

Ele diz que o ceticismo em torno da relação das atividades humanas com as mudanças climáticas está sendo derrubado à medida que mais evidências aparecem. “Eu acredito que os céticos sobre as mudanças climáticas irão continuar, mas a boa notícia é que o número deles e seus efeitos estão declinando”, afirmou.

“As lacunas no conhecimento sempre haverão em ciência, mas você usa o seu bom senso e é disso que todas as boas políticas são feitas... se você agir, o benefício é que você pode estar realmente minimizando os impactos prejudiciais do aquecimento global”. 

Leia mais
Retrospectiva: Conheça os fatos que marcaram a conservação da natureza em 2006
O Brasil é a nação mais preocupada do mundo com os efeitos do aquecimento global
Fome e sede são os resultados do desequilíbrio climático
Termômetro gigante é instalado na Torre Eiffel
Ambiente: Um outro lado da história, o esfriamento global

 CarbonoBrasil
Relatório Planeta Vivo 2006

 Envolverde.com.br

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.