Opinião
04 de março de 2016- Visualizações: 3454
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Os surdos no Nordeste e o Evangelho de Jesus
Os dados não são recentes, mas de acordo com o último censo do IBGE (2010), os surdos somam cerca de 9 milhões de pessoas no país. Já segundo a Organização Mundial de Saúde (2011), 28 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) estima que, desse total, 40% utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (ou língua materna).No Nordeste, onde 3 milhões de pessoas apresentam alguma grau de perda auditiva, a incidência de perda auditiva está acima da média nacional (5,1%), em todos seus nove estados: CE com 6,2%; PB e RN com 6,1; AL, PI e PE com 6,0; BA com 5,5: SE com 5,4; e MA com 5,3.
Um fato curioso é que a Língua de Sinais usada pelos surdos no Nordeste também tem “sotaque”, e chega a ser tão diferente e diversificado quanto a cultura nordestina. Essa riqueza dos sinais usados entre os surdos nordestinos foi documentada pela pesquisadora Janice G. T. Marques, em sua tese de doutorado intitulada “Lexicografia da Língua de Sinais Brasileira (Libras) do Nordeste”, apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
O trabalho visa aumentar a representatividade geográfica lexical dos sinais de uso comum entre os surdos nordestinos nas próximas edições do Novo Deit-Libras: Novo Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira.
Sinais para comidas típicas, sinais de figuras baianas, a exemplo do escritor Jorge Amado, diversos sinais religiosos católicos, sinais bíblicos usados na Igreja Evangélica. Enfim, foram catalogados mais de 4 mil sinais de libras de todos os noves estados, todos plenamente documentados, descritos e ilustrados em sua forma e em seu significado.
Confira a entrevista que Janice Marques concedeu ao blog Paralelo 10. Além dos desafios enfrentados para realização da pesquisa, ela também fala um pouco sobre evangelização junto à comunidade surda brasileira, que figura entre os grupos menos evangelizados – menos de 1% se declara crente.
LEIA A ENTREVISTA NO BLOG DO PARALELO 10
04 de março de 2016- Visualizações: 3454
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- 6ª temporada de The Chosen tem 1º episódio gratuito disponível para igrejas e paróquias
- Entre o laboratório e a fé
- Missão 2026: Amanhar- congresso semeia esperança e conecta geração à missão de Deus
- Oração do Guerreiro e Cruz Imerecida
- Os valores cristãos em tempo de eleições
- Evento celebra dez anos, reafirmando a “cidadania plena” do refugiado e migrante
- Quando o pouco é suficiente
- Uma nova família: a igreja
- Missio Dei IV reúne 92 líderes de mais de dez países
- A beleza salvará o mundo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
10 Proposições sobre a “Igreja” e a ”igreja”
Filosofia, ciência... e intercessão
Quando viver se torna uma angústia
Igrejas e instituições assistenciais: economia tributária e recuperação de valores






