Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

O que médicos cristãos têm feito no Brasil e ao redor do mundo

Por Soraya Dias

“estive enfermo e vocês cuidaram de mim...”

Há alguns anos tive o privilégio de conhecer os Médicos de Cristo - associação criada em 1995 e que atua mobilizando, inspirando e capacitando profissionais da saúde cristãos para testemunhar o Evangelho de Cristo no Brasil e no mundo. Existem 18 grupos locais em 12 Estados brasileiros reunindo-se regularmente e participando de capacitações, treinamentos, discussões bioéticas e missões de curto prazo.

Ao longo dos últimos dez anos, Médicos de Cristo filiou-se à International Christian Medical and Dental Association (ICMDA), ao Healthcare Christian Fellowship International (HCFI) e à Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS). Essas filiações têm promovido capacitação, troca de experiências e parcerias para promoção da saúde integral (bio-psico-social e espiritual).

A ICMDA procura fortalecer as organizações nacionais, identificando pessoal-chave, equipando e capacitando-os para caminhar com Jesus e capacitar outros para aprimorar a visão de integrar nossa fé cristã com nossa prática médica e odontológica.

Em 2014 durante o Congresso Mundial da ICMDA na Holanda, fomos desafiados a iniciar um grupo de profissionais da saúde dos países lusófonos. Até o momento temos reunido representantes do Brasil, Moçambique e Portugal. Já realizamos dois Congressos da ICMDA para Países de Língua Portuguesa (2015 em Portugal e 2017 em Brasil) e o terceiro será em Moçambique (2019). Esse grupo realizou a tradução do devocional para profissionais da saúde The Doctor´s Life Support 3, com previsão de lançamento esse ano.

Algumas iniciativas relevantes a nível global refletem o trabalho de cristãos de diferentes partes do mundo, envolvidos com a missão de reconciliação da igreja:
ICMDA, Universidade de Edimburgo (Escócia) e Christian Medical College Vellore (Índia) promovem o Mestrado em Saúde da Família, para médicos que trabalham em países com baixa ou média renda, com compromisso de continuar trabalhando em áreas rurais com poucos recursos, para promoção da saúde e do bem-estar da população local.

Outra iniciativa é o Projeto Sudão do Sul - médicos, enfermeiras e parteiras do Sudão do Sul são treinados temporariamente em Kampala, Uganda no Hospital Mengo, com recursos do Anglican International Development (AID) e do Barnabas Fund, através do National Institute of Health Sciences, Jonglei, uma iniciativa local da ICMDA.

A Unidade de Aprendizagem e Treinamento da ICMDA provê cursos on-line gratuitos através de parcerias com organizações internacionais de renome como Development Associates International (DAI), Joni and Friends, Prof John Wyatt (UK), Partnership in International Medical Education (PRIME), Saline Process (IHS), além de cursos promovidos por organizações nacionais filiadas.

Saline Process é um treinamento destinado a equipar e mobilizar os trabalhadores de saúde cristãos como testemunhas do amor e da realidade de Jesus no seu local de trabalho, a partir da percepção de que “mais pessoas passam pelos hospitais do mundo do que pelos bancos de uma igreja.”

Anualmente o CMF UK (Christian Medical Fellowship) realiza treinamento para estudantes, selecionados pelas organizações nacionais.

No site da ICMDA encontra-se disponível para download um devocional redigido por profissionais da saúde chamado DLS – The Doctor´s Life Support. O DLS 4 será lançado durante o Congresso Mundial da ICMDA na Índia em agosto de 2018.

Pessoalmente tenho sido muito abençoada através da comunhão e serviço com cristãos de diferentes países, culturas e tradições, unidos pelo amor ao Evangelho e envolvidos intimamente com a missão de Deus. Essa expressão de unidade da Igreja de Cristo tem me inspirado a compartilhar com outros profissionais da saúde sobre a oportunidade de serviço e testemunho cristão diante de tantas iniqüidades em saúde - desigualdades na saúde evitáveis, injustas e desnecessárias - em diferentes partes do mundo.

• Soraya Cássia Ferreira Dias é Conselheira dos Médicos de Cristo, de RENAS e membro do Conselho Internacional da ICMDA.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.