Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Maior navio-hospital civil do mundo, “Global Mercy” está pronto para navegar

A organização cristã de saúde Mercy Ships anunciou que seu novo navio entrou na fase final de construção. O “Global Mercy” será capaz de hospedar 800 profissionais voluntários (de médicos a professores), para levar saúde gratuita a milhares de pessoas na África e em outros lugares.

Mais de 40 anos após sua fundação, a Mercy Ships terá seu primeiro navio totalmente construído, desde o início, como um hospital flutuante. O novo navio será capaz de oferecer atendimento cirúrgico a 5.800 pessoas todos os anos, mais do que o dobro do “Africa Mercy”, o icônico navio utilizado pela organização nas últimas quatro décadas.

O “navio de 37 mil toneladas e 174 metros está equipado com tecnologia e instrumentação de última geração, seis salas de cirurgia e 199 leitos hospitalares”, disse a organização. “Como o treinamento médico é uma parte crítica de nosso programa de engajamento nos países atendidos, o ‘Global Mercy’ está equipado com um centro de treinamento que inclui um laboratório de simulação, com estações de realidade virtual”. Até 950 pessoas poderão estar a bordo quando o navio estiver atracado.

Uma grande necessidade na África
Mais de 93% da população da África subsaariana não tem acesso a cirurgias seguras e realizadas a tempo. De acordo com a Comissão Lancet de Cirurgia Global, a cada ano, quase 17 milhões de pessoas morrem devido à falta de acesso a cuidados cirúrgicos.

O grupo de voluntários que irão investir seu tempo no novo navio inclui “cirurgiões, enfermeiras, tripulação marítima, cozinheiros, professores, eletricistas” e muitos outros. A “pequena cidade” no mar terá escola, biblioteca, além de academia, piscina e cafeteria. Os voluntários servindo com Mercy Ships levantam apoio para pagar suas próprias despesas.

“Acesso a cirurgia significa encontrar esperança novamente”

Ao anunciar o "Global Mercy", a organização destacou sua visão. “Embora nossos pacientes vivenciem a cura física por meio das cirurgias que recebem, muitas vezes encontram muito mais”.

“As crianças podem ir à escola. Mães e pais podem trabalhar e sustentar suas famílias. As relações da comunidade são restauradas. Para muitos de nossos pacientes, o acesso à cirurgia significa encontrar novamente a esperança”, disseram.

Amar e servir
Gerardo Vangioni, presidente da Mercy Ships Spain, falou sobre o novo navio em entrevista ao Areópago Protestante, dizendo que o "Global Mercy", assim como aconteceu com o "Africa Mercy" na década de 1980, é um “sonho que se tornou realidade”.

“Nosso objetivo, assim como Jesus Cristo, é amar e servir as pessoas que precisam, e fazemos isso de graça”, disse Vangioni.

Além do apoio financeiro, que tem sido fundamental, pois “milhares de pessoas, igrejas e empresas têm doado para tornar estes projetos sustentáveis”, o presidente da organização considera que “a oração é a chave: nada acontece sem oração”.

Vangioni também compartilhou sobre como os voluntários costumam oferecer suas semanas de férias (14 dias é o tempo mínimo necessário) ou uma licença do trabalho para embarcar em um dos navios. Devido à rica variedade de origens nacionais da tripulação, a fluência em inglês é uma habilidade necessária para qualquer pessoa que queira iniciar o processo de inscrição.

O impacto da Covid-19
A instituição de caridade também está trabalhando em sua reação aos efeitos da pandemia na África. “Como a Covid-19 ameaça a estabilidade de sistemas de saúde já frágeis em todo o mundo, a necessidade de fornecer cuidados básicos que salvam vidas é maior do que nunca, especialmente em países de renda baixa a média”, enfatizou Vangioni.

Traduzido por Reinaldo Percinoto Jr.

Publicado originalmente no site Evangelical Focus. Reproduzido com permissão.
Reinaldo Percinoto Jr. mora em Viçosa, MG, com sua esposa Maira e seus dois filhos, João Marcos e Daniel.
  • Textos publicados: 23 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.