Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Lançamento do livro “Bíblia & Psiquê” é marcado por clima de descontração e de interação

Lançamento contou com a presença de autores, que abordaram brevemente os seus artigos

Por Júlio César Silveira

Da direita para a esquerda os coautores: Fernando Oliveira, Esther Carrenho, Ageu H. Lisboa, Roberto R. Fernandes, Deusa Robles, Alexandra, esposa do Roberto, e Luciana, CEO do Instituto Freedom, promotor do evento.Quinta-feira, dia 10 de julho de 2025, foi um marco na história da psicologia. 

Nas dependências do Instituto Freedom em São Paulo, SP foi lançada a obra Bíblia & Psique: marcas bíblicas na história da psicologia e da psiquiatria.

O livro, uma coletânea organizada por Ageu Lisboa, Deborah Esquarcio e Heliane Leitão e prefaciada por Karin Wondracek, reúne treze artigos escritos por nove autores e sete autoras sobre a influência do cristianismo e das temáticas bíblicas na vida e na obras de teóricos-chave da psicologia, da psicanálise e da psiquiatria, como Jung, Freud, Reich, Winnicott, Skinner, Carl Rogers e Viktor Frankl. 

Os artigos abordam como essas referências no estudo da mente e do comportamento humano, algumas de origem cristã, como Jung, Winnicott, Carl Rogers e Skinner, lidaram nos seus trabalhos com o fenômeno religioso-cristão, como interpretaram a função e o efeito das crenças religiosas na tessitura do pensar, do sentir e do agir do indivíduo e da sociedade. 

O lançamento de Bíblia & Psique contou com a participação de autores da obra, que abordaram brevemente os artigos por eles escritos.



Ageu Lisboa
falou a respeito das contribuições das matriz bíblia e das vivências mítica-místicas-religiosas para a gestação da psicologia no Ocidente. Esther Carrenho e Fernando Oliveira abordaram as raízes calvinistas e a posterior influência arminiana na formação da Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers. 

Roberto Fernandes comparou os modos de compreensão de Jung e Freud a respeito das atitudes de projeção e de idealização do sujeito religioso e a função do sagrado no processo de individuação, conforme a teoria junguiana. 

Deusa Robles também trouxe o pai da Psicologia Analítica para a roda. Abordou o artigo que escreveu em parceira com Dora Eli a respeito das raízes protestantes de Jung, herdadas de seu pai que era pastor, e de como as sucessivas representações de Deus ao longo de sua vida evoluíram a sua compreensão da função do sagrado e da espiritualidade no bem-estar do ser humano e no seu processo de individuação, de expansão da consciência, de reconciliação do ego com o self.

A apresentação foi seguida com um coffee break e uma sessão de autógrafos, onde os convidados, num clima animado e descontraído ,puderam interagir entre si e com os autores e receber desses a rubrica no seu exemplar de Bíblia & Psique.


  • Julio César Silveira é psicólogo e mestre em Ciências da Religião. Atua como psicólogo na área clínica e professor universitário. Autor de Igreja: vocação para desobediência e Espiritualidade transversal: um olhar cristão para a multidimensionalidade existencial. Membro pleno do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC).

Esta publicação é fruto de mais uma parceria entre o
Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC) e a Editora Ultimato.

Imagem: Júlio César Silveira


REVISTA ULTIMATO – ADOLESCÊNCIA – ONLINE E OFFLINE
Muito já se falou da adolescência como uma fase crítica da vida, em que as dificuldades próprias da idade inspiram cuidados especiais – o que é ainda mais importante hoje.

Os adolescentes desta geração são o grupo mais impactado pelo ritmo acelerado das mudanças. A matéria dessa edição oferece subsídio para melhor conhecer e atuar com esse grupo. Nos depoimentos dos 12 adolescentes que participam eles pedem: “Acreditem em nós!”.

É disso que trata a edição 414 de Ultimato. Para assinar, clique aqui.


Saiba mais:
» Bíblia e Psiquê – Marcas bíblicas na psicologia e na psiquiatria. Ageu H. Lisboa / Deborah C. Esquarcio / Heliane A. L. Leitão
» Caminhos da Graça – Identidade, crescimento e direção nos textos da Bíblia, Karin Helen Kepler Wondracek
» Marcas bíblicas na psicologia e na psiquiatria, por Karin Wondracek
» A relevância do Livro de Jó para psicologia clínica e aconselhamento bíblico do sofrimento ressentido contra Deus, por Fernando Capovilla
» Um livro acima das perigosas convicções polarizadas, por Rodrigo César Vieira

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.