Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Igrejas e organizações cristãs formam rede para promoção da agroecologia e geração de renda

Por Phelipe Reis

A Rede Semear nasceu como um projeto de caráter emergencial, em resposta aos impactos da Covid-19, com o objetivo de promover agroecologia e geração de renda. A agroecologia é um método sustentável, que não faz uso de agrotóxicos e aposta na diversificação de plantios. Não se trata apenas do cultivo em si, mas de toda uma forma de se relacionar com a terra e com a sociedade.

A Rede também tem entre seus objetivos a proposta de conectar igrejas, projetos e atores locais por meio da temática agroecológica, proporcionar a troca de saberes agroecológicos, promover mentorias, fomentar a criação de um senso de comunidade entre os atores do projeto e profissionalizar iniciativas.

A Rede é formada por indivíduos, igrejas e organizações cristãs que já desenvolvem projetos na área ou quem queiram se capacitar nas questões agroecológicas. Possibilitando, dessa forma, destacar experiências que inspirem atores, igrejas e projetos locais nos diversos biomas brasileiros. Atualmente, fazem parte da Rede Semear a Diaconia, o Instituto Solidare e o Instituto Novo Sertão.

Foi a partir da experiência da Escola Beta, desenvolvida pelo Novo Sertão, em Betânia do Piauí, que nasceu a Rede Semear. A Escola Beta desenvolve projetos agroecológicos entre comunidades rurais do sertão, visando a melhoria de qualidade de vida por meio da agroecologia e geração de renda. Observando os bons resultados, a Tearfund Brasil estimulou a criação da rede. A Tearfund é uma organização cristã, internacional, que atua nas áreas de desenvolvimento comunitário, promoção de direitos, prevenção e resposta a desastres, em mais de 50 países ao redor do mundo em parceria com igrejas e organizações locais a fim de reduzir a pobreza e a injustiça.

No site do Projeto Semear, há uma biblioteca com materiais de apoio, nas áreas de produção de alimentos, manejo agroecológico, manejo de resíduos, cuidado com água, construções ecológicas, entre outras. Quanto às atividades oferecidas pela Rede, há a realização de lives, conversas temáticas, cursos gratuitos e oferta de mentoria em diversos formatos: presenciais, virtuais, coletivas e personalizadas.

A Rede já realizou o “Minicurso introdutório ao planejamento, construção e manutenção de hortas orgânicas” e tem duas atividades com datas marcadas: dia 18 de maio acontece a live sobre “Resíduo orgânico: transformando o ‘lixo’ da cozinha em adubo”, com a participação do João Tonnera, especialista em gestão ambiental; e nos dias 14, 17 e 23 de maio acontece o Curso introdutório sobre Permacultura, exclusivo para quem já faz parte da rede.

A Rede Semear conta com o apoio de parceiros como Bora Permaculturar, Zumzum verde e Hortemos – Semeando informação. Saiba mais sobre o projeto no site.
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 185 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.