Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Igreja acolhe surdos e forma a população para atuar entre eles

Igreja em Ação
Por Tábata Mori

Gustavo nasceu ouvinte, mas com pouco tempo foi diagnosticado com meningite bacteriana e perdeu a audição. O filho mudou o ritmo da família, pois além de não conhecerem outros surdos na cidade de Guarulhos, SP, não se comunicavam na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No ano seguinte, começaram a congregar em uma Igreja Batista e se converteram, somente cinco anos depois souberam da Igreja Batista Memorial de São Paulo, há 60 quilômetros de sua casa, que tinha ministério com surdos. Foram quatro anos fazendo essa viagem. Deus começou a incomodar o então pastor Adelson e sua esposa Fabiane, pois perceberam que a necessidade ia muito além do seu filho e eles seriam resposta de Deus para muitas famílias. Foi assim que, há doze anos, teve início o Ministério Ebenézer: um ministério acessível para todos, na Igreja Batista de Vila Barros, em Guarulhos.

“Fundamos um ministério com três irmãos surdos em nossa sala, quatro com o nosso filho, mas rapidamente, em um ano, foi para 15 e depois para 25 surdos com idade entre sete a doze anos... Era muito difícil inserir os surdos na igreja... as pessoas não conheciam o trabalho e nós também estávamos assustados, mas seguimos em frente”, conta o pastor Adelson.

O que começou na sala de casa, foi levado e abraçado pela Igreja, que hoje está adaptada para esta e outras necessidades: o culto de domingo e outras reuniões da igreja são interpretadas na Língua Brasileira de Sinais. A igreja possui piso tátil e cabine de áudio descrição para pessoas cegas ou de baixa visão, aos sábados, além de três salas de escola bíblica para surdos e uma para filhos ouvintes, fazem atendimento para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ao ver as dificuldades de integração do surdo na sociedade, até mesmo na família e na escola, o Ministério Ebenézer, com uma equipe de voluntários e funcionários, abriu, em 2013, um curso de libras para surdos e ouvintes. Cinthya, de 33 anos e os dois filhos Mariah e Elias, de 5 e 3 anos, respectivamente, são ouvintes e estudam Libras. Ela diz que sua “motivação inicial era o conhecimento da língua e a comunicação, mas agora gostaria de me especializar na interpretação de música”.

Por causa das dificuldades de comunicação do surdo inserido, por exemplo, no mercado de trabalho, abriram, em 2015, o curso bilíngue, que ensina Libras e português para os surdos. Hoje, o Ministério Ebenézer tem uma frente de trabalho que busca oferecer às empresas pessoas capacitadas para fazer interpretação de ou para LIBRAS, assim como facilitar o acesso da pessoa surda no mercado de trabalho. Além disso, a partir de uma iniciativa do Cartório Eleitoral, com o apoio do Ministério Ebenézer, na última eleição, na zona 279 de Guarulhos, tinha uma pessoa surda capacitada, em cada sala, para promover a acessibilidade a outros eleitores.

Bruno Silva, 26 anos, é surdo e membro da Igreja Batista de Vila Barros. Desde 2009, ele diz: “Eu amo estar aqui na igreja. Hoje, ajudo no ensino da escola bíblica e sou líder da célula de oração... A igreja é muito importante no evangelismo dos surdos, é isso que fazemos no ministério: anunciar Jesus como Senhor e Salvador”.

Um grande passo a ser dado quanto ao ministério com surdos é a formação de obreiros surdos. “Eu oro e sonho por um pastor surdo que possa me substituir, pois eu sou ouvinte, uma cultura diferente do surdo”, diz o pastor Adelson, e completa que apesar do caminho andado, os surdos integram os oito grupos menos evangelizados do Brasil, sendo que apenas 1% dos quase 10 milhões conhecem a Jesus.

Que os desafios nos levem à frente, pois ainda há lugar no banquete do Rei para os surdos, e também para os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos. (ver Lucas 14.21-22)

• Saiba mais sobre o Ministério Ebenézer pelo site ou facebook.
• Conheça também a Associação Evangélica Nacional de Obreiros com Surdos (ASSENOS).

Leia mais: 
» Eis me aqui Senhor
» Como iniciar um ministério com surdos na igreja

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.