Notícias
08 de março de 2019- Visualizações: 2371
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Igreja abre as portas para migrantes em São Paulo
Por Helen Schmidt
Em meio ao contraste de centro urbano de arquitetura complexa rodeada por monumentos neogóticos, que contam sobre a história da cidade de São Paulo e do Brasil, é possível encontrar o caos da cidade grande mas também histórias de possibilidades e esperança. Isso porque quem conhece São Paulo, especialmente a região da Praça da Sé, compreende a urgência de projetos de resgate de pessoas em situação de rua em ocupações diversas, além de migrantes de diferentes etnias.
Bem próximo a situações degradantes de abandono de pessoas nas ruas encontram-se igrejas e nelas aqueles que são capazes de olhar para a necessidade gritante do portão pra fora e lutam por manter tais portões abertos. Com este ideal nasceu o Projeto Casa da Luz, que visa proporcionar atendimento a mulheres e crianças migrantes e refugiadas que se encontram naquela região da cidade.
As responsáveis pelo Casa da Luz relatam histórias diversas, como a da garota da Somália que fugiu da circuncisão forçada comum às mulheres daquele país africano, buscando abrigo na igreja. “São muitas pessoas carentes ao nosso redor, a igreja precisa estar aberta para atendê-las”, desabafou a pastora Eliad Santos.
Em meio ao contraste de centro urbano de arquitetura complexa rodeada por monumentos neogóticos, que contam sobre a história da cidade de São Paulo e do Brasil, é possível encontrar o caos da cidade grande mas também histórias de possibilidades e esperança. Isso porque quem conhece São Paulo, especialmente a região da Praça da Sé, compreende a urgência de projetos de resgate de pessoas em situação de rua em ocupações diversas, além de migrantes de diferentes etnias. Bem próximo a situações degradantes de abandono de pessoas nas ruas encontram-se igrejas e nelas aqueles que são capazes de olhar para a necessidade gritante do portão pra fora e lutam por manter tais portões abertos. Com este ideal nasceu o Projeto Casa da Luz, que visa proporcionar atendimento a mulheres e crianças migrantes e refugiadas que se encontram naquela região da cidade.
O Projeto, que terá início em 26 de março, será realizado pela Igreja Metodista da Praça da Sé, e é idealizado pela pastora Eliad Santos, em parceria com pastora Giselma Matos e pastora Joana D"Arc, da sede Nacional da Igreja Metodista. Com ele, Venezuelanas, bolivianas, peruanas, africanas, haitianas entre outras poderão realizar, gratuitamente, cursos diversos de capacitação e empreendedorismo, além de aulas português.
As responsáveis pelo Casa da Luz relatam histórias diversas, como a da garota da Somália que fugiu da circuncisão forçada comum às mulheres daquele país africano, buscando abrigo na igreja. “São muitas pessoas carentes ao nosso redor, a igreja precisa estar aberta para atendê-las”, desabafou a pastora Eliad Santos.
O Projeto contará com um espaço para as crianças brincarem enquanto as mães podem desenvolvem habilidades rentáveis que contribuam para o sustento de suas famílias, para isso as organizadoras estão desenvolvendo diferentes parcerias visando proporcionar cursos de artes, danças, judô, capoeira entre outras atividades.
No dia 16 de março das 9 às 17:30 será realizado um Bazar para a arrecadação de fundos para projeto. Quem quiser conhecer a Casa da Luz e contribuir, a Igreja Metodista da Luz está na Avenida Tiradentes, nº 33, no Bom Retiro, São Paulo.
• Helen Schmidt é jornalista e missionária. É casada com Rafa Santino e mãe de Sophia, de cinco anos.
08 de março de 2019- Visualizações: 2371
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Como influenciar a sociedade com os valores do reino de Deus
Estudo sugere que a Geração Z tem uma perspectiva mais equilibrada sobre a relação ciência e religião
Igreja evangélica é alvo de atentado a bomba na Sérvia






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


