Notícias
29 de março de 2017- Visualizações: 5795
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Grupos estudantis cristãos dão boas vindas a calouros em universidades
Por Jéssica Grant
Com diversas atividades, os grupos da Aliança Bíblica Universitária do Brasil estão acolhendo os calouros para mais um ano letivo. A hospitalidade aos ingressantes, muitas vezes também chamados de “feras” ou “bixos”, é demonstrada através de iniciativas de serviço. Além de ser uma ajuda em meio a tantas brincadeiras, a recepção pode ajudar grupos de missão estudantil a encontrarem novos estudantes cristãos dispostos a participarem dos núcleos, alimentando e sustentando a fé deles no novo contexto. Também é uma ótima oportunidade de demonstrar serviço e apresentar o evangelho aos não cristãos, mostrando na prática o amor de Deus. As atividades estão impactando as universidades.
Para ajudar aos novatos, o grupo da ABU Lorena (SP) teve uma ideia criativa: “Na matrícula, distribuímos uma régua especial com fórmulas muito importantes para cálculo, já que aqui é uma escola de engenharia. Além disso, damos um panfleto com horários dos ônibus e os ‘cremosinhos’ (iogurte congelado)”, conta Paulo de Tarso Pupio, estudante do mestrado na Universidade de São Paulo (USP) da cidade. “Basicamente todos os estudantes acabam usando as réguas, mesmo que não entendam exatamente de onde venham. E os horários de ônibus ajudam bastante.”
Já no grupo de São Paulo (SP), o pessoal dos campi da USP fez um “Manual do Calouro” com informações úteis, mapa e os grupos de estudo bíblico. “Foi a parte que mais deu trabalho, mas o resultado foi incrível”, compartilha o estudante Gabriel Piccoli. Com criatividade, o núcleo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) prometeu um livro do curso para quem acertasse quantos feijões havia dentro de um pote. Munidos de plaquinhas, também registraram imagens dos calouros. “Muitos tiraram foto com a ‘Crer é também pensar’ e eu achei isso ótimo porque entraram na faculdade com essa ideia plantada no coração”, conta Raíssa Santana, estudante de mestrado em Letras.
Na Universidade Federal de Itajubá (MG), o grupo entregou um panfleto com informações sobre a cidade, como restaurantes, imobiliária, farmácia e dados da universidade. Os abeuenses acabaram servindo como guias para orientar os ingressantes. “É uma experiência muito massa porque ao ajudar os alunos ali de alguma forma estamos servindo a Deus e ao reino dele”, compartilhou o estudante Pedro Dias.
Já a estudante Danielle Limeira Silva contou que a ABU João Pessoa (PB) recebeu os “feras” da Universidade Federal da Paraíba com panfletos explicativos. “Enquanto entregávamos, também falávamos um pouco da ABU e convidávamos para os núcleos. Foi uma experiência bem interessante falar com as pessoas sobre os estudos bíblicos. O que me chamou mais a atenção foi a disponibilidade em ouvir das pessoas que achei que seriam mais difíceis”, compartilha.
Com diversas atividades, os grupos da Aliança Bíblica Universitária do Brasil estão acolhendo os calouros para mais um ano letivo. A hospitalidade aos ingressantes, muitas vezes também chamados de “feras” ou “bixos”, é demonstrada através de iniciativas de serviço. Além de ser uma ajuda em meio a tantas brincadeiras, a recepção pode ajudar grupos de missão estudantil a encontrarem novos estudantes cristãos dispostos a participarem dos núcleos, alimentando e sustentando a fé deles no novo contexto. Também é uma ótima oportunidade de demonstrar serviço e apresentar o evangelho aos não cristãos, mostrando na prática o amor de Deus. As atividades estão impactando as universidades.Para ajudar aos novatos, o grupo da ABU Lorena (SP) teve uma ideia criativa: “Na matrícula, distribuímos uma régua especial com fórmulas muito importantes para cálculo, já que aqui é uma escola de engenharia. Além disso, damos um panfleto com horários dos ônibus e os ‘cremosinhos’ (iogurte congelado)”, conta Paulo de Tarso Pupio, estudante do mestrado na Universidade de São Paulo (USP) da cidade. “Basicamente todos os estudantes acabam usando as réguas, mesmo que não entendam exatamente de onde venham. E os horários de ônibus ajudam bastante.”
Já no grupo de São Paulo (SP), o pessoal dos campi da USP fez um “Manual do Calouro” com informações úteis, mapa e os grupos de estudo bíblico. “Foi a parte que mais deu trabalho, mas o resultado foi incrível”, compartilha o estudante Gabriel Piccoli. Com criatividade, o núcleo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) prometeu um livro do curso para quem acertasse quantos feijões havia dentro de um pote. Munidos de plaquinhas, também registraram imagens dos calouros. “Muitos tiraram foto com a ‘Crer é também pensar’ e eu achei isso ótimo porque entraram na faculdade com essa ideia plantada no coração”, conta Raíssa Santana, estudante de mestrado em Letras.
Na Universidade Federal de Itajubá (MG), o grupo entregou um panfleto com informações sobre a cidade, como restaurantes, imobiliária, farmácia e dados da universidade. Os abeuenses acabaram servindo como guias para orientar os ingressantes. “É uma experiência muito massa porque ao ajudar os alunos ali de alguma forma estamos servindo a Deus e ao reino dele”, compartilhou o estudante Pedro Dias.Já a estudante Danielle Limeira Silva contou que a ABU João Pessoa (PB) recebeu os “feras” da Universidade Federal da Paraíba com panfletos explicativos. “Enquanto entregávamos, também falávamos um pouco da ABU e convidávamos para os núcleos. Foi uma experiência bem interessante falar com as pessoas sobre os estudos bíblicos. O que me chamou mais a atenção foi a disponibilidade em ouvir das pessoas que achei que seriam mais difíceis”, compartilha.
29 de março de 2017- Visualizações: 5795
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Lista Mundial da Perseguição completa 30 anos revelando os 50 países mais hostis ao cristianismo. Em 2023, Coreia do Norte volta ao topo da lista
Igrejas Ecocidadãs realizam encontro nacional
Evangélicos franceses lançam serviço de escuta para vítimas de abuso





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


