Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Gente santa, instituições nem tanto?

Estive em Pasadena, Califórnia, por alguns dias em estudos intensivos no doutorado que faço. No domingo caminhei a pé pelo Colorado Bulevar para ver um pouco da vida ao meu redor e não perder completamente minha humanidade nos livros. Lá pela altura das “Los Robles,” uma igreja presbiteriana gigantesca anunciava num banner colorido plantado no passeio: “Desiludido com as instituições? Venha para nossa reunião meditativa às 7 horas.” As igrejas por aqui conhecem o público que têm. Elas sabem que a desilusão pós-moderna tomou conta dos jovens hoje como uma doença contagiosa.

De certa forma, eu também cultivei até um tempo atrás esta descrença nas instituições. Se eu tivesse que definir os problemas do mundo numa equação simples o faria assim:

Pessoas nobres e boas + Instituições sociais falidas e corruptas = O mundo enlameado e corrupto que aí está.

Na verdade a malignidade das instituições pra mim era uma questão axiomática. Não precisava de explicações, as evidências fatuais me informavam. Nunca pensei que fosse um problema ideológico, nem que a Bíblia pudesse ter uma outra opinião sobre a malignidade intrínseca das instituições humanas. O fato é que esta decepção institucional é questão ideológica sim. Elas se encontram na base da pirâmide ideológica da nossa visão sobre quem é o ser humano. Hobbes () e Rousseau (2002) defenderam ideias opostas sobre a natureza humana.

Leia o artigo completo no blog da Bráulia Ribeiro.

______
Bráulia Ribeiro trabalhou na Amazônia durante trinta anos. Hoje mora em Kailua-Kona, no Havaí, com sua família e está envolvida em projetos de tradução da Bíblia nas ilhas do Pacífico.


Nota:
Vem aí o novo livro da Bráulia Ribeiro. “Tem Alguém Aí em Cima?” estará disponível para compra a partir desta quinta-feira, dia 04.



QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.