Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Folhas secas

Sessenta+

Por Wilfried Körber


Ao abrir minha janela hoje cedo, lá estava o meu ipê. Já outras vezes escrevi sobre ele. Até agora sempre chegamos a acordo. Vou explicar melhor: Meu ipê, que produz flores brancas, produz ao ano pelo menos por duas semanas. Pouco antes das flores surgirem, o ipê perde todas as folhas, que secam e caem. Então chega um período de vários dias, quando a árvore parece seca e morta. Na época certa, entre julho e agosto, em/no lugar de cada ex-folha, brota uma flor branca. Quando o curto período delas passa, renascem com novo verdor as novas folhas que duram quase um ano. É o ciclo dos ipês. Brancos, amarelos, rosas ou roxos, cada pé como Deus os criou.
 
Muito bem, sabem o que aquele meu pé de ipê me falou hoje quando abri minha janela, e algumas folhas velhas já tinham caído? Você é uma das folhas secas e vai cair logo!? Para preencher o seu lugar, uma linda flor, cujo descendente será parecido com você ocupará seu espaço. Eu, uma folha seca?
 
É verdade, pois, meu tempo está chegando ao fim. Enquanto estava no meu galho, com todo o meu verdor, produzi beleza e alegria. Alojei alguns passarinhos que me honraram com sua presença, mas fruto nunca produzi. Também, sou apenas uma folha e folhas não dão fruto. Que alívio, saber, que folhas além se sua beleza, produzem sombra. Essa é uma de nossas virtudes. Além de sombra, as folhas muitas vezes protegem da chuva. Quantos seres viventes já se abrigaram debaixo de folhas enquanto a chuva caía. Só isso? Sombra e abrigo é pouca coisa? Sim é, mas nos intervalos, de ano em ano meu pé de ipê produz lindas flores que são minha alegria. Agora já temos sombra, abrigo e alegria! Valeu a pena plantar e cuidar de um pé de ipê. Algum dia eu teria coragem de reclamar com o Criador de que é só isso?

 
Se tiver ocasião, quero desafiá-lo a criar um ipê igual ou mais bonito. Aceita o desafio?
 
Nesse meio tempo, plantei cinco sementes de girassol, mas isso será outra história.
 
Para sua meditação e edificação seguem três versículos dos Salmos:
“Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável!” (145.3).
“Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.” (126.2).
“Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses.” (96.4).
 
  • Wilfried Körber nasceu em Göttingen na Alemanha em 1931 e vive no Brasil desde 1937. Converteu-se aos 16 anos na então Igreja Alemã Batista Zoar, frequentada por sua mãe. Membro fundador da Igreja Batista Filadélfia de São Paulo, envolveu-se com o trabalho de evangelização de crianças e missões, com sua esposa Gisela, de saudosa memória. Há mais de uma década escreve textos para o devocionário Presente Diário. Atualmente vive em Sorocaba, SP. @lampadaparaosmeuspes_.

REVISTA ULTIMATO | DOXOLOGIA NO CULTO PÚBLICO E NA VIDA DIÁRIA

A matéria de capa desta edição convida o leitor ao exercício da doxologia: a afirmação vibrante sobre o que Deus é e o que ele faz. Uma afirmação que traduz a nossa opinião sobre Deus forjada pelas Escrituras e pelas experiências com ele. Isso vai contra a correnteza do mundo em que vivemos, tão pouco propício à solitude, à contemplação e à adoração.
 
É disso que trata a matéria de capa da edição 403 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.