Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Que novidade esperar do novo ano?

Por William (Billy) Lane
 
Todos os anos passamos por essa mesma experiência: encerramos um ano com gratidão e olhamos para frente para o Novo Ano, que não é apenas novo por ser mais um ano, mas um do qual se esperam novas realizações. Os mais otimistas esperam grandes novidades e novas experiências do ano que se inicia. Os mais céticos ou pessimistas, não esperam muito. Se conformam com o fato de que o novo ano não trará nada de novo, apenas as mesmas rotinas, mesmas frustrações, mesmas amizades até que se consumam os 365 dias.
 
É verdade. Muito de nossa vida transcorre em uma sucessão de repetidos afazeres. As mesmas tarefas, os mesmos lugares, as mesmas amizades, a mesma igreja e muitas das mesmas experiências e vivências não parecem propiciar nada novo. Apesar de ocasionalmente mudarmos para um novo emprego, escola ou cidade, prevalecem as palavras do “Pregador”, o “Mestre”, o autor do livro bíblico de Eclesiastes, as quais reverberam esse sentimento: “O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. Haverá algo de que se possa dizer: ‘Veja! Isto é novo!’? Não! Já existiu há muito tempo, bem antes da nossa época” (Ec 1.9-10, NVI).
 
Talvez a grande novidade de um novo ano é que ao se encerrar um ciclo e recomeçar outro, nossas forças são revigoradas para ‘começar de novo’ tudo outra vez. Acreditamos que pelo nosso esforço e trabalho podemos realizar coisas novas, mesmo sabendo das palavras do Pregador de que depois de avaliar “tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento” (Ec 2.11a, NVI). 
No entanto, a perspectiva judaica e cristã da história não é de um ciclo infindável e recorrente de fatos e vivências. Ainda que a natureza e a vida humana tenham os seus ciclos, a história caminha para um fim, um propósito. Por isso, o Pregador também diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Deus fez “tudo apropriado ao seu tempo” (Ec 3.11a).
 


A mesmice do corriqueiro pode trazer para alguns enfado e até desespero. Porém, é justamente na repetição do mesmo que podemos estar mais atentos à novidade criativa do agir de Deus em nossas vidas. O Pregador diz que Deus “Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade” (Ec 3.11b) e, de certo modo, apesar de o ser humano não conseguir “compreender inteiramente o que Deus fez” (Ec 3.11c), é o conhecimento, o discernimento, o descortinar do propósito de Deus que renova nossas vidas a cada dia. Mesmo sabendo que “Aquilo que é, já foi, e o que será, já foi anteriormente” (Ec 3.15a), como o Pregador, podemos ter certeza de que “tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam” (Ec 3.14).
 
O ano será novo não só quando reiniciar o calendário, mas será novo, sobretudo, à medida que conseguirmos discernir a novidade do agir de Deus na nossa vida pessoal, familiar e eclesiástica, à medida, que conseguirmos nos desgarrar dos nossos vícios, sepultar nossa velha natureza e viver com o Cristo ressurreto em “novidade de vida” (Rm 6.4, ARA).

REVISTA ULTIMATO | DOENÇAS QUE FAZEM SOFRER TAMBÉM OS QUE CREEM
 
Todas as pessoas – também os que creem – correm o risco de adoecer mentalmente. Há multidões na igreja lutando com problemas de saúde mental. Felizmente, há esperança e ajuda: profissionais da saúde, recursos terapêuticos e medicamentos. Os cristãos podem contar ainda com a ajuda extraordinária de seu Deus. E a igreja deve proporcionar um espaço seguro para estes.

É disso que trata a matéria de capa da edição 405 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» Encorajamento Que Vem do Alto, Robert Liang Koo
» Um Novo Dia, Emma Scrivener
Pastor presbiteriano e doutor em Antigo Testamento, é professor e capelão no Seminário Presbiteriano do Sul, e tradutor de obras teológicas. É autor do livro O propósito bíblico da missão.
  • Textos publicados: 58 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.