Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Eleições cubanas aproximam religiosos da política

(PORTAS ABERTAS) Diferentemente dos Estados Unidos, onde “Deus domina o debate presidencial”, segundo o diário parisiense “Le Monde”, em Cuba a religião até então não aparecia no processo eleitoral, a não ser pelo fato de que pela primeira vez constam como candidatos às eleições do próximo dia 20 de janeiro uma pastora evangélica, dois presbíteros protestantes e um conhecido “babalawo” (sacerdote do culto a Ifá, santería cubana).

Dos 614 candidatos à Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba, não aparece nenhum sacerdote da Igreja Católica, nem leigo proeminente, embora 35% a 40% da população cubana sejam católicos.

A presidente do Conselho de Igrejas de Cuba, reverenda Rodhes González, da Igreja Cristã Pentecostal, comentou que tudo parece indicar que a sociedade cubana caminha efetivamente, com passos sólidos, em sua coesão social, dando espaço à representatividade de todos os setores da população.

Evangélicos
A primeira pastora nomeada a concorrer a uma cadeira no parlamento é Ofelia Ortega Suárez, representando a província de Matanzas. Ortega está entre as primeiras mulheres ordenadas pastoras pela Igreja Presbiteriana-Reformada de Cuba.

A ex-reitora do Seminário Teológico Interdenominacional de Matanzas e atual presidenta para a América Latina do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) substitui o teólogo presbiteriano Sergio Arce Martínez, um dos primeiros deputados religiosos.

Os outros dois candidatos são o reverendo da Igreja Episcopal de Cuba, Odén Marichal Rodríguez, professor de teologia no Seminário de Matanzas, onde também foi reitor, e atual diretor do Centro de Estudos do Conselho de Igrejas de Cuba. Ele é deputado desde 1998.

Também concorre a cargo público o pastor Raúl Suárez Ramos, da Fraternidade Batista de Cuba, diretor-fundador do Centro Memorial Martín Luther King Jr, em 1987, e atual deputado pelo município de Marianao. Leia mais.

Fonte: www.portasabertas.org.br


Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
Entrevista com Justo L. Gonzalez, ed. 302

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.