Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

Eis-me aqui

Meditação e liturgia para celebrar o Natal

Dia 16


Por Ricardo Barbosa

Pai celeste, não te peço nem por saúde nem por doença, nem por vida nem por morte. Peço-te que disponhas de minha saúde, de minha doença, de minha vida, de minha morte para teu louvor e para minha salvação. Só tu sabes o que serve para o meu bem. Só tu és o Senhor. Dá-me ou tira de mim, mas faze minha vida ser semelhante à tua vida!
- Blaise Pascal, 1623-1662 (matemático francês)

Para conversar
“Então disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela” (Lc 1.38)

Tente imaginar uma adolescente de 16 anos chegando em casa e dizendo para a mãe: Mãe, estou grávida! Passado o primeiro susto a mãe pergunta, tentando manter a calma: Quem é o Pai? A filha responde com um sorriso no rosto: O Espírito Santo, o meu filho será o Messias, o Filho do Altíssimo. Uma conversa assim seria de enlouquecer qualquer família. Maria também sabia que aparecer grávida sem estar casada traria riscos gravíssimos sobre ela. Havia ainda o agravante de que o que o anjo propôs a Maria não tinha nenhum precedente em toda a história, era uma experiência absolutamente inédita. Imagino que qualquer pessoa de bom senso, diante de todos os riscos, diria ao anjo: Olha, não me leve a mal, mas estou noiva de um bom homem, minha família é pobre, mas muito honrada aqui na vila, tenho um futuro pela frente e não gostaria de comprometê-lo aceitando este glorioso convite de dar à luz ao Filho de Deus.

Esta poderia ser sua resposta, mas, mesmo sem saber como seu noivo ou família iriam reagir, ela aceita humildemente e apresenta-se como uma escrava do Senhor, colocando sua vida, corpo, honra e dignidade a serviço do projeto divino de redenção.

Como tem sido sua submissão e aceitação da vontade de Deus?

Intercessão
Ore hoje por uma igreja mais submissa, obediente e corajosa, que não tenha medo dos desdobramentos do compromisso com o reino de Deus.

Hino
Em cada dia, Senhor te buscar
Cada momento, teu nome louvar.
Meu pensamento cativo levar,
Tudo, ó Cristo prá ti.

A minha vida e tudo o que sou
É teu Senhor eu te dou.
Tudo o que tenho, talentos e bens,
São teus Senhor, tu os tens.

Cada palavra que eu venha a dizer,
Todas as coisas que eu possa fazer,
Sejam repletas de glória ao teu ser,
Tudo ó Cristo pra ti.

Oração
Pai querido, sabemos que o Senhor é bom e que tua vontade é igualmente boa e agradável. Há em nós o desejo de te obedecer, fazer aquilo que queres, cumprir os teus mandamentos. Dá-nos um coração humilde e corajoso, ouvidos atentos à tua voz, mente disposta a discernir os teus caminhos e um corpo entregue ao teu serviço. Que, como Maria, nos apresentemos como servos do Senhor para toda a tua obra. Amém.

Saiba mais:
» Um Ano com Jesus - Leituras e meditações diárias, Eugene Peterson
» O Caminho do Coração - O sentido da espiritualidade cristã, Ricardo Barbosa de Sousa
Pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília (DF). É colunista da revista Ultimato e autor de A Espiritualidade, o Evangelho e a IgrejaPensamentos Transformados, Emoções RedimidasO Caminho do Coração.
  • Textos publicados: 54 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.