Notícias
- 28 de março de 2023
- Visualizações: 19622
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
E se cada igreja local fosse um centro de reconciliação?
Por Ultimatoonline
“E se cada igreja local fosse um centro de reconciliação?” foi a questão da consulta da Rede de Paz e Reconciliação África realizada de 23 a 27 de janeiro de 2023 em Nairóbi, Quênia, pelo Instituto para o Estudo das Realidades Africanas liderado pela professora Rosemary Mbogo.
Martin Kapenda, coordenador da Rede de Paz e Reconciliação África junto com uma equipe formada por cristãos da Zâmbia, Quênia, Costa do Marfim e Camarões reuniram cinquenta e sete igrejas, líderes da área da educação, ONGs, ministérios e alianças evangélicas de nove países africanos para ouvir, orar, discutir problemas e possibilidades, tomar chá e sonhar uma estratégia africana para atividades colaborativas de pacificação e reconciliação.
A consulta contou com uma palavra de esperança compartilhada pelo Dr. Oboletswe Matlhaope, secretário geral da Associação de Evangélicos na África (AEA), lembrando que a igreja local é crucial para a construção da paz a nível local, nacional e continental.
Para abordar questões urgentes como a falta de unidade da igreja, a situação dos refugiados e da diáspora, a violência tribal, o impacto do trauma, a prevalência de ONGs ocidentais, a necessidade e uso indevido de dinheiro, as mudanças climáticas, entre outras, o Dr. Joseph Nyamutera, de Ruanda, enfatizou que no caminho para a reconciliação, para a shalom e para o florescimento do reino de Deus é preciso lembrar e considerar as perdas sofridas e ofereceu tempo aos participantes para nomearem o que foi perdido, corrompido, destruído e roubado dos africanos em tempos históricos e atualmente.
Dr. Johannes Reimer, diretor do departamento de Engajamento Público da Aliança Mundial, lembrou aos participantes que no Novo Testamento a ecclesia é uma bandeira de honra que define aqueles chamados para assumir responsabilidade exatamente onde vivem em favor da obra reconciliadora de Deus em Cristo. Ministros ativos da igreja promovem a reconciliação das pessoas com Deus, consigo mesmas, umas com as outras e com o mundo natural que pertence a Deus. Esta é a “vida abundante” que Jesus veio trazer e é o ministério da reconciliação que Deus deu à ecclesia (2Co 5.18).
Como primeiro ponto de ação, a Rede de Paz e Reconciliação África organizou o Simpósio da Diáspora que reuniu sessenta e quatro participantes do Burundi, Camarões, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Quênia, Libéria, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda para compartilharem suas histórias (muitas de dor e sofrimento) e para receberem cura de feridas emocionais. Neste simpósio, as Alianças Evangélicas Nacionais foram convocadas a considerar o desenvolvimento de ministérios de atendimento às necessidades dos refugiados e migrantes, incluindo treinamento em cuidados básicos de trauma.
O desafio para a Rede de Paz e Reconciliação África é aproveitar as ideias e recomendações que surgiram nestes encontros para construir uma estratégia que inclua paz e reconciliação – através da formação de líderes das igrejas e das comunidades de base que estejam prontos a participar do enfrentamento dos desafios atuais.
Fonte:
O QUE ESPERAM OS CRISTÃOS? | REVISTA ULTIMATO
A esperança cristã possibilita alegria hoje, guia os nossos afetos e o modo como vivemos, nos relembra da nossa condição de peregrinos, nos anima na evangelização e na missão, nos dá a perspectiva correta com relação ao sofrimento atual, alinha os nossos planos aos de Deus, não permite que nos acomodemos às facilidades do mundo.
É disso que trata a edição 400 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação, vários autores
» O Propósito de Deus e a Nossa Vocação – Uma teologia bíblica da missão toda, Timóteo Carriker
- 28 de março de 2023
- Visualizações: 19622
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Trabalho sob a perspectiva do reino de Deus
- Inteiros perante e para Deus
- Bíblia de Taipa – as Escrituras na língua do coração do sertanejo
- A sucessão na liderança e o futuro da missão
- Das ruas para uma nova vida
- A diferença entre desejo e oportunidade
- Hinos e cânticos – um presente de Deus para o seu povo
- Vem aí, de 29/11 a 1/12, a Business For Transformation Expo!
- Eu – antes e depois de Cristo
- A Igreja de 2050 será digital?