Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Diálogos de Esperança vai discutir a violência sexual contra mulheres no contexto das igrejas

Por Lissânder Dias
 
Uma ferida aberta, mas não tratada nem mensurada. Assim é o problema da violência sexual contra mulheres no contexto da igreja evangélica brasileira. E esse será o tema da próxima live do projeto “Diálogos de Esperança”, na terça-feira, dia 09 de agosto, às 20h.
 
Mesmo que aconteça desde os tempos bíblicos, a violência sexual contra mulheres carece de estatísticas quando o ambiente é evangélico. Segundo a pesquisadora e doutoranda em Teologia pela PUC PR, Vanessa Carvalho de Mello, “não temos no Brasil este recorte, não há dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), haja vista que o recorte religioso não é uma variável levantada. Todos os dados são subnotificados”, lamenta. 
 
Se não há muitos números sobre a violência sexual contra mulheres no contexto evangélico, uma tese discute o problema no meio católico. Para seu doutorado em Ciências da Religião pela PUC São Paulo, a pesquisadora Regina Soares Jurkewicz escreveu o trabalho intitulado “Violência Clerical: Abuso sexual de mulheres por padres no Brasil”. Ela mapeou matérias jornalísticas publicadas entre os anos de 1994 e 2002, o que contabilizou 203 notícias sobre 21 casos, incluindo abuso sexual, estupro, má conduta sexual de líderes religiosos e infração de votos de celibato. Regina afirma que sua análise “evidencia os mecanismos existentes na Igreja Católica para o ocultamento dos casos denunciados, estuda as especificidades da violência perpetrada por padres contra mulheres e aponta as causas estruturais dessa violência”.  
 
Já as igrejas evangélicas norte-americanas da Convenção Batista do Sul (SBC) viraram motivo de grande discussão pública no país após uma investigação independente sobre o tratamento dispensado à questão do abuso sexual por parte do Comitê Executivo da SBC. A investigação acusa o Comitê Executivo de ter acobertado o problema: mesmo mantendo um banco de dados com mais de 700 registros de casos de violência e abuso sexual, cometidos por pastores e líderes, não houve punição contra os abusadores.


 
Ao que parece, o silenciamento é um dos fatores que contribuem para a impunidade da violência sexual contra mulheres. “Este  grito ecoa  do silêncio que  está  detrás  de  um  texto, um silêncio problematizador que aponta para o pano de fundo cultural e para um imaginário social que precisa  ser  explorado criticamente  quando  se  trata  de  uma  narrativa  bíblica  acerca  da  violência contra as mulheres”, afirma Vanessa no artigo “Violência contra mulheres na bíblia e seus efeitos no imaginário social”.  
 
Diante de tão grave realidade, o “Diálogos de Esperança” pretende levantar questões que ajudem a discernir melhor os fatores e as soluções para enfrentar a violência sexual contra as mulheres no contexto evangélico. Para isso, terá a participação de dois convidados: Andréa Vargas, coordenadora da Escola de Sexualidade da Missão Avalanche, em Vitória (ES); e Maurício Abreu de Carvalho, pastor da Igreja Batista Nacional de Paulicéia, em São Paulo. 
 
A live do Diálogos de Esperança de 09 de agosto (terça-feira) acontecerá às 20h nos canais da Editora Ultimato YouTube e Facebook, simultaneamente.
 
Serviço
Diálogos de Esperança
Quando: 09 de agosto de 2022
Hora: 20h (horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial
Mediadores: Claudia Moreira e Valdir Steuernagel
 
Sobre os entrevistados
 
Andréa Vargas - missionária, co-fundadora da Missão Avalanche, coordenadora da Escola de Sexualidade da Avalanche, professora, palestrante, conselheira na área da sexualidade e empreendedora. Andrea administra dois projetos: a "Hospedaria de Negócios” e a “Estante da Andrea”. Instagram: @andreavargasinsta , @hospedariadenegocios_ e @_estantedaandrea.
 
Mauricio Abreu de Carvalho - É pastor na Igreja Batista Nacional da Paulicéia, em São Bernardo do Campo (SP), diretor do Seminário Teológico Batista Enéas Tognini e secretário da Aliança Cristã Evangélica Brasileira. Sua formação acadêmica inclui: Bacharel em Teologia (UMESP), Bacharel e Licenciado em História (USP), Licenciado em Pedagogia (UNINOVE), Especialista em Docência do Ensino Superior (Anhanguera), Especialista em Teologia e Pensamento Religioso (Faculdade Metropolitana) e Mestrando em Estudos Teológicos (Eastern University).
 
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

» Live de Diálogos de Esperança: “Violência doméstica: um desafio para a igreja
Lissânder Dias do Amaral é jornalista, blogueiro, poeta e editor de livros. Integra o Conselho Nacional da Interserve Brasil e o Conselho da Unimissional. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” e responsável pelo blog Fatos e Correlatos do Portal Ultimato. É um dos fundadores do Movimento Vocare e ajudou a criar as organizações cristãs de cooperação Rede Mãos Dadas e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.