Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Covid-19: cartilha orienta como tratar sequelas deixadas pela doença

Por Phelipe Reis

A organização Médicos de Cristo e Tearfund Brasil lançam a cartilha “Tive Covid, e agora?”. O material apresenta orientações para ajudar pessoas a tratarem sequelas deixadas pela Covid-19, na chamada Fase Pós-Covid ou Síndrome da Incapacidade Pós-Covid.

De acordo com a cartilha, algumas sequelas podem ser identificadas após 20 ou 30 dias do início dos sintomas da doença, pois enquanto o corpo esteve doente, muitas células foram destruídas e muita energia foi gasta para combater o vírus. Para se recuperar e voltar às funções normais, o corpo precisa construir novas células. Nesse processo, chama-se sequela tudo aquilo que não melhorou no corpo ou que ficou diferente.

A cartilha explica que as sequelas podem se manifestar em diversos órgãos e partes do corpo, como pulmão, coração, nervos, cérebro, músculos, rins, estômago e intestino, vasos sanguíneos, garganta, nariz e boca. É importante procurar a ajuda de especialistas como fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

Nos casos em que as pessoas não puderem ter acesso ao serviço de saúde para os tratamentos específicos, a cartilha apresenta alguns exercícios para o pulmão e para os músculos que podem ser feitos em casa. Também há exercícios para aprender a melhorar a atenção e a memória na fase pós-Covid.

O conteúdo da cartilha foi produzido por Bárbara dos Santos Fahur, fisioterapeuta e osteopata, Thais Reis de Souza, fisioterapeuta, Fernando de Quadros Ribeiro, fisiatra, e Tássia Milenna Oliveira de Souza, otorrinolaringologista. O preparo do material contou com o apoio da Equipe Respira Manaus.

A cartilha “Tive Covid, e agora?” tem sido amplamente distribuída. Em maio, foi recomendada pela Segurança de Trabalho de uma universidade federal aos seus trabalhadores.

Para acessar e baixar gratuitamente, clique aqui
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 173 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.