Opinião
06 de agosto de 2021- Visualizações: 25924
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Como ensinar os profetas menores para as crianças?
Por Márcia Barbutti
Se os profetas fossem personagens de um longa-metragem, eu imagino que, pela forma como os tratamos, os chamados profetas maiores seriam os atores principais. Já os profetas menores, seriam os coadjuvantes, com destaque para Jonas, o mais conhecido entre eles. Entretanto, essa forma de ver os profetas nas Escrituras está longe de ser a maneira como Deus planejou.O apóstolo Paulo deixou bem claro que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro...” (2Tm 3.16). Atenção para a palavra toda, isso quer dizer que não podemos simplesmente pular ou desprezar parte dela por considerarmos que não seja interessante ou útil para as crianças. E sejamos sinceros, como pais e professores, nossa tendência é pular os profetas menores (com exceção de Jonas), porque achamos que a mensagem deles é cheia de sentenças, julgamentos, condenações, imagens estranhas e verdades dolorosas para as crianças. Contudo, se essa tem sido a sua prática, considere mudá-la já.
Por que?
Porque, como vimos em 2Timóteo 3.16, devemos ensinar toda a Escritura. Os profetas menores nos mostram a justiça de Deus, a forma como ele pune o pecado e também aponta para a sua graça e misericórdia. Eles proclamam a mensagem do arrependimento, a necessidade de seus ouvintes voltarem para o Senhor, além da chamada para que fossem santos e fiéis.
Além disso, o próprio Jesus disse que os profetas falavam sobre ele. “E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras” (Lc 24.27). Embora eles levassem uma mensagem específica para um público determinado, essa mensagem é para todas as pessoas em todos os tempos, pois trata do tema principal da Escritura: o plano da redenção.
Como ensinar sobre os profetas menores?
1. O que é um profeta?
Comente a atividade de um porta-voz, a pessoa responsável por falar em nome de outra pessoa. Dê exemplo do que acontece em sala de aula com um aluno representante da turma. Mostre a grande responsabilidade de falar em nome do grupo. Pergunte o que aconteceria se falasse o que viesse à sua mente, em vez de expressar a vontade de quem está representando. Mostre que o profeta era o porta-voz do próprio Deus. Ele deveria levar a mensagem do Senhor às pessoas. O profeta não poderia inventar ou escolher a mensagem que iria falar, ele transmitia a mensagem do Senhor.
2. Que tipo de mensagem eles pregavam?
Fale sobre a entrada do pecado no mundo por meio de Adão e Eva. Reforce que Deus foi ao encontro deles, deu o castigo, mas prometeu a salvação. Seu plano foi enviar o seu Filho, e até que esse tempo chegasse, Deus enviou seus mensageiros, os profetas, para trazer o povo para perto dele e para prepararem a chegada do Salvador. Eles chamavam a atenção das pessoas mostrando seus pecados, mostravam o castigo que viria e pregavam sobre o arrependimento.
3. O que são profetas maiores e menores?
Ressalte que Deus chamou vários homens e mulheres para levarem a sua mensagem e 16 deles escreveram livros que receberam os seus nomes. Mostre os livros de Isaías a Malaquias. Se seu filho já sabe ler, peça que marque no índice de sua bíblia os livros de Isaías a Daniel com uma cor e de Oséias a Malaquias de outra cor semelhante. Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel são chamados de profetas maiores, e os doze seguintes (mostre um a um em sua bíblia), são chamados de profetas menores, não porque sua mensagem era menos importante, mas porque seus livros eram mais curtos.
4. Como focar nos profetas menores?
É muito importante entender um pouco do contexto dos profetas. Os 12 profetas menores foram chamados depois que o povo de Deus foi divido em dois reinos, a saber: o reino do sul (Judá) e o reino do norte (Israel). Vale ressaltar que o grande reino do norte não teve um só rei bom, todos eles “fizeram o que era mau aos olhos do Senhor”. Os reis do sul, seguiram a linhagem de Davi, houve alguns excelentes, mas a maioria também foi rebelde como os reis do norte.
Para saber mais sobre o contexto e mensagem de cada um dos profetas, recomendo que você tenha uma boa Bíblia de Estudo e também que assista aos vídeos do Bible Project. Clique aqui e veja a playlist do Antigo Testamento.
Não deixe de ler o artigo O que os profetas queriam e ainda querem.
Estude, conheça a mensagem dos profetas menores e não os pule na hora de ensinar aos seus filhos ou alunos. Para ficar prático, preparamos um superbônus pra você: mensagens sobre Ageu e Zacarias para as crianças. Roteiro, visual e uma música para ensinar à garotada. Esse material faz parte do Crianças adoram a Deus, programas para o culto com as crianças, da Editora Cultura Cristã.
Siga firme. Estude, compreenda, alimente-se e compartilhe!

O QUE OS PROFETAS DIRIAM?
É possível fazer uma ponte entre o mundo dos profetas e o nosso mundo? A edição de julho/agosto da revista Ultimato quer abrir os próprios ouvidos e os olhos para ouvir e enxergar melhor o que Deus “requer de nós”. Confira e espalhe essa boa notícia.
É editora assistente da Editora Cultura Cristã, responsável pelos materiais infanto-juvenis.
- Textos publicados: 25 [ver]
06 de agosto de 2021- Visualizações: 25924
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Cristianismo: entre o racismo e a reparação
Direitos humanos: o que a igreja tem a ver com isso? 





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
