Notícias
07 de março de 2017- Visualizações: 4111
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Cerca de 500 pessoas são esperadas na 5ª Conferência Anual do CADI
No período de 24 a 26 de março, último fim de semana do mês, acontecerá a 5ª Conferência Anual do Cadi, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Além de ser um rico momento para aprendizagem sobre transformação social, o encontro quer celebrar conquistas e se fortalecer para os desafios da realidade. A coordenação espera reunir cerca de 500 pessoas entre líderes, missionários e empreendedores sociais.Com o tema “A glória de Deus é um ser humano vivendo em plenitude”, o encontro é mais uma edição da conferência itinerante que o Cadi realiza há quatro anos. Além de divulgar o tema da integralidade da missão e capacitar líderes e atores sociais cristãos em temas relacionados ao terceiro setor, a conferência se propõe a mobilizar e capacitar missionários e igrejas locais para atuar na área da ação social, empreendendo ações de justiça e transformação.
A programação conta com palestras e oficinas temáticas. Já tem presença confirmada como preletores: Antonio Carlos Costa, Admeia Williams, Marcel Camargo, Beth Wood, Luiz Sayão, Wilson Costa, Luiz Hermínio, Márcio Moreira e Maurício Cunha.
Os participantes poderão assistir à uma das seguintes oficinas: Formação de agentes de prevenção às drogas – Projeto Cuca Limpa. Advocacy e incidência em políticas públicas, com Virgínia Nunes. Diagnóstico Comunitário, com Luciene Fraga. Captação de Recursos, com Alexandre Belchior e Kleber Rodrigues. Tecnologia e transformação social, com William Fagundes. Projeto Calçada: proteção de crianças e adolescentes, com Clenir e Luciana. Trabalhando com profissionais do sexo: resgate e reinserção social, com Godoy e Rai.
Para que você conheça um pouco mais de um dos assuntos que serão abordados em uma das oficinas, veja a entrevista que Virgínia Nunes concedeu ao Portal Ultimato, esclarecendo o que é advocacy e como as organizações ou igrejas podem usar esta ferramenta.
Ultimato - O conceito de “advocacy” tem sido bastante difundido nos últimos anos. Do que se trata?
Virgínia Nunes - Existem várias definições de advocacy, mas basicamente se refere ao processo de influenciar tomadores de decisão em prol de uma causa, geralmente relacionada ao direito, seja para garanti-lo, ou mesmo para estabelecê-lo.
Ultimato - Como organizações e igrejas podem se servir do advocacy para o cumprimento da sua missão?
V. N. - Historicamente a igreja se preocupa com a causa do pobre e oprimido e já que advocacy é lutar por direitos – é uma ação pensada e sistemática para influenciar decisões –, o advocacy acaba sendo uma ferramenta rica para uso da justiça. Tem uma frase de Noam Chomsky, que explícita bem o potencial dessa ferramenta: "Se você vai a um protesto e depois vai para casa, já fez algo. Mas aqueles que estão no poder podem sobreviver a isso. O que eles não suportam é pressão constante e crescente, organizações que não cessam, pessoas que seguem aprendendo com o que fizeram a fazendo melhor nas próximas vezes".
Toda instituição tem uma causa, e o advocacy vai à raiz do problema. Por exemplo, o Cadi trabalha principalmente com crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, trabalhamos para que estes acessem seus direitos, e de forma preventiva contra todo tipo de violência. Nosso trabalho direto é para que estes sejam protagonistas diante de suas dificuldades, superando sua realidade.
Esse trabalho é muito relevante e necessário, no entanto queremos dar um passo a mais. Estamos testando uma ferramenta para empoderamento da comunidade, para que esses adolescentes se levantem como líderes e desafiem suas comunidades a buscar soluções para suas demandas. Desejamos ver cidadãos exercendo sua cidadania de forma eficiente, utilizando todos os meios que a democracia proporciona para melhorar sua realidade local. Nossos usuários atuarão para além do voto.
Ultimato - O que é preciso para uma pessoa atuar em advocacy?
V. N. - Advocacy não se faz sozinho, mas no processo que desejamos influenciar, é importante que se tenham pessoas "chaves" e comprometidas com uma causa. E necessário que essas pessoas entendam da área que escolheram para incidir, do funcionamento das políticas públicas e das instituições que perpassam a área a ser influenciada. Para alguém que quer começar a atuar em advocacy, sugiro identificar uma instituição/pessoa que já atua e se aproximar para entender os processos.
*****
Serviço
Evento: 5ª Conferência Anual do Cadi.
Tema: “A glória de Deus é um ser humano vivendo em plenitude”
Data: 24 a 26 de março de 2017
Local: Igreja Batista Central de Bonsucesso – Av. Guilherme Maxwel, 110 – Maré, Rio de Janeiro – RJ.
Clique aqui para mais informações e inscrições.
07 de março de 2017- Visualizações: 4111
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Advogado desmente libertação de Meriam Ibrahim
Cristãos do mundo todo se unem na Campanha Mundial de Oração
Encontro comemora 15 anos da Rede Evangélica Nacional de Ação Social





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


