Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Bíblia na língua dos Kamwe, na Nigéria, é imprensa após mais de 50 anos de trabalho

Por Felipe David Pereira
 
Pela primeira vez, 30 mil exemplares da Bíblia inteira no idioma nativo do povo Kamwe estão sendo impressos. Trata-se de uma comunidade que vive no nordeste da Nigéria, na África.
 
O projeto é resultado de um esforço missionário que começou há cerca de 70 anos, quando um grupo de pessoas com lepra e um homem cego compartilharam o evangelho com o povo Kamwe. De lá pra cá, o avanço do Evangelho contribuiu para que, hoje, cerca de 95% dessa população professe a fé cristã.
 
Tudo começou quando essas pessoas enfermas foram receber tratamento em uma clínica de missionários americanos que ficava a 100 quilômetros da aldeia. Eles foram curados e ouviram a respeito do Evangelho. Depois, voltaram para casa e ensinaram sobre Cristo ao seu povo,
 
“Um dos leprosos estava na minha aldeia, ensinando a Palavra de Deus. Ele abriu a escola primária lá. Ele começou como uma classe de "Instrução Religiosa Cristã". Tornei-me um seguidor de Cristo em 1975. Por causa do chamado de Deus, fui para a escola bíblica em 1988 e me formei em teologia em 1992. Quando voltei para casa, o Comitê de Tradução da Bíblia Kamwe me convidou para participar do comitê como o primeiro graduado”, compartilhou durante entrevista ao portal Christianity Today Mark Zira Dlyavaghi, um nigeriano que foi o principal tradutor e coordenador da equipe do projeto.
 
Outro tradutor que trabalhou diretamente no projeto foi Roger Mohrlang, um americano que passou 38 anos como professor de teologia na Whitworth University. Ele chegou à aldeia dos Kamwe em 1968 com o objetivo de aprender a língua, analisar a língua e formar um alfabeto A partir disso, foram produzidos alguns materiais básicos de alfabetização e o Novo Testamento começou a ser traduzido. Em 1976, essa parte do texto bíblico foi lançada e uma nova revisão foi concluída em 1997.
 
Nos últimos 30 anos, o Comitê de Tradução da Bíblia Kamwe se dedicou a fazer o primeiro rascunho do Antigo Testamento sob a consultoria de Roger. Uma segunda revisão do Novo Testamento e a tradução do Antigo Testamento foram concluídas em 2021, e a Bíblia Kamwe está sendo impressa na Coréia.
 
Ao analisar o avanço do Evangelho entre o povo Kamwe, Roger destaca que o movimento em direção à conversão comunitária aconteceu mesmo antes da tradução da Bíblia. Para ele, isso se deve ao fato de que os primeiros evangelistas eram todos Kamwe.
 
“Não era um projeto de fora. Houve uma recepção calorosa. Como resultado disso, as músicas cristãs que evoluíram estavam todas em seu idioma local. Os costumes eram costumes locais”, explicou Roger ao portal Christianity Today e concluiu: “Minha esperança é que a Bíblia em sua linguagem possa fortalecer cada crente, fortalecer a igreja como um todo e fortalecer seu testemunho ao mundo exterior”.
 
  • Felipe David Pereira, jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.

Leia mais:
Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
 
  • Textos publicados: 106 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.