Notícias
20 de janeiro de 2022
- Visualizações: 8750
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
1 em cada 7 cristãos é perseguido, segundo Lista Mundial da Perseguição 2022
Por Felipe David Pereira

A pesquisa aponta também que um em cada sete cristãos em todo o globo sofre perseguição e indica um aumento de 20 milhões de perseguidos entre os adeptos ao cristianismo em relação ao ano passado. A pesquisa abrange o período de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021.
A organização que produz a lista avalia que o índice de perseguição tem aumentado de forma constante nos últimos anos e ressalta que, desta vez, a pesquisa indica o mais alto nível de perseguição desde que a primeira lista foi publicada há 29 anos.
Violência e hostilidade
O registro de assassinatos de cristãos por sua fé aumentou de 4.761 casos (LMP 2021) para 5.898 (LMP 2022). A África Subsaariana e, especialmente, a Nigéria, são responsáveis pela maior parte deles. O número total de igrejas atacadas passou de 4.488 (LMP 2021) para 5.110 (LMP0 2022) e as detenções e prisões aumentaram 44% (da LMP 2021) para 6.175, com 1.315 delas na Índia.
Apesar da violência aberta chamar mais a atenção, a pesquisa define perseguição aos cristãos como “qualquer hostilidade experimentada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo”. Podem ser atitudes agressivas, palavras e ações contra cristãos, como discriminação no trabalho, pressão para renunciar à sua fé por membros da família, ser colocado no final da fila de ajuda e remédios – principalmente durante a pandemia da Covid-19, burocracia impedindo o licenciamento de igrejas e muito mais.
Afeganistão assume o topo e Cuba entra para o ranking
O Afeganistão substituiu a Coreia do Norte no topo da lista após 20 anos, tornando-se o lugar mais perigoso do mundo para ser cristão. “É bom deixar claro que a Coreia do Norte continua com uma perseguição ao cristão em níveis extremos, mas o cenário atual do Afeganistão, fez com que os dois países se igualassem em violência, intolerância e perseguição aos cristãos”, explica o secretário-geral da Portas Abertas Brasil, Marco Cruz.
Cuba e Níger são os dois novos países no ranking atual. Cuba devido ao aumento das medidas restritivas às igrejas que se posicionam contra a ideologia e ações do governo comunista. Durante a pandemia da Covid-19, as autoridades impediram as atividades cristãs tanto na comunidade como na igreja. Os líderes cristãos foram monitorados, presos, tiveram propriedades confiscadas e foram extorquidos.
O Níger entrou na LMP 2022 uma vez que o islamismo é considerado uma herança étnica e aqueles que decidem deixar Maomé para seguir a Jesus enfrentam grande oposição dos familiares e comunidade. Frequentemente, grupos extremistas islâmicos, como Boko Haram, têm como alvo os cristãos nesse país.
A Lista completa, mapa e o perfil de cada um dos 50 países da Lista Mundial da Perseguição podem ser vistos neste link. Para saber mais sobre a LMP 2022, assista ao vídeo a seguir.
Felipe David Pereira, jornalista mineiro especialista em Marketing Digital e pós-graduando em Cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
Leia mais:
Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
- Textos publicados: 106 [ver]
20 de janeiro de 2022
- Visualizações: 8750
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- O fator indispensável: a incansável contemplação do belo
- Inteligência Artificial e o futuro das missões
- O espanto da fé
- Vem aí o 1º Encontro Regional do Movimento Cristão 60+ “Tempo de desfrutar e de semear”
- Reconciliar-se com Deus e consigo mesmo
- ARTE para todo o lado!
- Junte-se a outros cristãos em oração por um abençoado Ramadã
- Como falar sobre perseguição religiosa com as crianças
- A explosão das bets e a implosão do cuidado
- Construindo pontes: teologia, comunidade e missão no Quênia