Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

9 passos para [a mulher] enfrentar crises familiares

Por Elayne Manzano
 
Quem nunca sonhou em ter uma família perfeita, dessas de capa de revista? Existe uma significativa diferença entre o mundo ideal e o real. No mundo real, não existe família perfeita e, em algum momento, todos nos deparamos com uma crise na família.
 
Entendendo que as crises familiares fazem parte da vida, como podemos enfrentá-las? 
 
Preparo prévio. O melhor preparo para enfrentar as crises, se dá antes que elas aconteçam. Nos preparamos cultivando a vida diária aos pés do Senhor, recebendo o alimento da Palavra, sendo transformadas em nossa maneira de pensar e fortalecidas na fé. Veja a instrução de Hebreus: “assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso” (Hb 4.16, NVT). Graça e misericórdia são gêneros de primeira necessidade! Aproxime-se dia a dia do Trono e abasteça seu estoque!
 
Podemos começar bem, mas perseverar é outra história. Nos vemos engolidas pela agenda, cansaço, sobrecarga, questões emocionais não resolvidas, falta de gratidão, solidão. E quando a crise chega, não temos recursos para enfrentá-la e ficamos sem rumo... Se este é seu caso, respire fundo e recomece. Fique atenta a tudo que tenta te distrair e tirar teu foco. O Senhor quer te ensinar a perseverar e permanecer firme na fé para enfrentar, com Ele, toda e qualquer circunstância.
 
Considere a vida de Abigail (1Sm 25). Quando a crise bateu à sua porta, estava pronta. Tinha em mãos fé, temor a Deus, sabedoria, humildade, prontidão para agir e... muitas provisões em estoque. Nada disso surge do nada, de uma hora para outra. São virtudes desenvolvidas ao longo da caminhada. Nabal, marido de Abigail, era um homem mau e podemos imaginar que a vida em casa não era fácil. Mas esta mulher dependia do Senhor e contou com os Seus recursos, Sua misericórdia e Sua graça!
 
Alicerces da fé. Em tempo de crise é preciso voltar aos alicerces da fé, ao que foi aprendido e sedimentado na jornada com o Senhor. Alicerces da fé são as verdades eternas que nos sustentam em todo tempo, nos dias bons e nos ruins. Eis alguns alicerces: Deus existe; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é o Justo Juiz; Jesus é o Filho de Deus, o Salvador; o Espírito Santo habita naquele que crê em Jesus; a Palavra de Deus é a verdade; Deus ouve e responde a oração; o céu é real; Ele vai voltar! Quantas benditas certezas podemos ter! Pense, medite, escreva sobre os alicerces da tua fé; guarde-os no coração!
 
Enxergar o quadro maior. É fácil perder a visão do que Deus está fazendo quando o foco está em nós, no hoje, na dor e angústia da crise. Existe uma história maior sendo escrita e ela tem a mão de Deus. Se você é salva em Jesus, Ele já “te libertou do império das trevas e te transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl 1.13, ARA). Além da mudança de reino, “aquele que começou a boa obra em vós há de completa-la até o Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6, ARA). Estamos em obras e Ele continua trabalhando em nós e em nossos queridos! Aleluias!
 
Pastorear o próprio coração. Nas crises familiares ficamos fragilizadas, cheias de perguntas, culpas, frustrações, medos, vergonha. É o momento de pregarmos para nós mesmas, lembrando e relembrando quem Deus é, Seu poder e Seu tempo e modo de agir perfeitos. Deus é o único que pode mudar o mal em bem. Ele continua fazendo milagres onde ninguém mais tem acesso: no coração humano, no nosso e dos nossos queridos!
 
Apoio no corpo de Cristo. O sofrimento nos quebranta a ponto de perdermos a vergonha e o medo de compartilhar as lutas, pedir e aceitar ajuda de irmãs e famílias maduras na fé. As respostas fáceis, receitas de bolo e teologias superficiais ficam de lado. Mas aqueles que se propõem a chorar e orar junto, compartilhar a dor, ouvir atentamente, acabam sendo os braços amorosos do Pai em nos socorrer. Bendito e incomparável corpo de Cristo!


 
A verdade na mesa. A realidade pode parecer insuportável e a dor profunda, mas a verdade precisa ser encarada para que haja cura. Com a verdade exposta, nossa família começa a perceber o quanto precisamos de Jesus como Salvador e Senhor, individualmente e como família.
 
Um dia de cada vez. Algumas crises chegam de repente, como um acidente, uma doença, a morte. Em outras, existia um processo gradativo. Um adultério não acontece do dia pra noite; um filho rebelde não se afasta repentinamente. O coração vai endurecendo pouco a pouco pelo pecado e distanciamento do Senhor. Da mesma forma, a cura e a restauração acontecem num processo continuo de dependência de Deus, passo a passo, dia a dia. Viver o hoje aos pés do Senhor é um aprendizado precioso!
 
Lidar com as críticas. A crise abre portas para críticas, julgamentos e acusações, tanto dos de fora como dos de dentro. Talvez as piores críticas são as que fazemos a nós mesmas... Se não tomarmos cuidado esse burburinho acaba ocupando um grande espaço no coração. Enquanto a mulher sírio-fenícia (Mt15.21 a 28), clamava a Jesus em seu desespero pela cura da filha endemoninhada, os discípulos queriam que o Senhor a mandasse embora. Aqueles que deveriam levar pessoas até Jesus, não a queriam por perto. Mas ela manteve o foco no Senhor e perseverou em buscar humildemente o Seu favor. Jesus reconheceu sua grande fé e sua filha foi curada!
 
A realidade do perdão. “Onde foi que eu errei?”, é a pergunta frequente em meio à crise familiar. É lógico que erramos muitas e muitas vezes. Precisamos reconhecer nosso pecado, nos arrepender, confessar, pedir perdão a Deus e a quem ofendemos, restituir o que for possível, e seguir em frente. Pedir e oferecer perdão é vital em nossas famílias. O perdão liberta, derruba barreiras, restaura corações, cura feridas. Louvado seja o Senhor pela realidade do perdão!
 
Querida irmã, em cada crise familiar o Senhor nos convida a O buscarmos ainda mais, nos entregarmos em Suas poderosas mãos e contarmos com Sua Graça e Misericórdia. Persevere em crer de todo coração no Senhor e em Seu poder. E que seus olhos possam ver os Seus milagres em sua vida e família!

Artigo originalmente publicado na revista Diadema Real, uma publicação destinada às mulheres da Igreja Cristã Evangélica do Brasil. Reproduzido com permissão da autora.
  • Elayne Manzano, formada pelo Centro Evangélico de Missões, é missionária em Asas de Socorro desde 1995, servindo na Base Manaus. Casada com Marco e mãe de Giovana (casada com Luan), Samuel e André.

Saiba mais:

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.