Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

8º Encontro RENAS reuniu quase 300 pessoas em Fortaleza (CE)

Foto: James GilbertO 8º Encontro Nacional da RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) reuniu quase 300 pessoas de 12 a 14 de setembro em Fortaleza, CE. O tema principal “Criança, Sociedade e Igreja” foi discutivo em plenárias, mesas redondas e grupos pequenos. Um leque variado de oficinas ofereceu aos participantes metodologias e boas práticas de intervenção na realidade social da infância no país.

Entre os preletores estava Enrique Pinedo, da ONG cristã Compassion, que apresentou um panorama bíblico do cuidado com as crianças. Momentos devocionais dirigidos por pastores de igrejas locais também aprofundaram o compromisso bíblico em favor das crianças.

Já nas mesas de diálogo, os preletores levaram informações sobre planejamentos governamentais e soluções mais estruturais para o problema. A presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, tornou o Encontro uma importante ponte de diálogo entre sociedade civil e governo federal. A Rede FALE apresentou a campanha contra a redução da maioridade penal e a Visão Mundial convocou a todos para se precuparem com o problema da falta de registro de nascimento para milhares de crianças.

Outro assunto discutido na primeira mesa foi a exploração sexual de crianças e adolescentes durante grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol. A RENAS lidera uma campanha chamada “Bola na Rede” que pretende conscientizar igrejas e sociedade sobre o problema. Uma das articuladoras desta campanha leu uma declaração de compromisso em favor da dignidade da criança que pede ao Governo que puna efetivamente estrangeiros que chegam ao Brasil a fim de violar os direitos das crianças.

O Encontro também contou com outros espaços interativos como a sala de oração e a sala da criança. Esta levou uma exposição de fotos do missionário James Gilbert, que estimulava os visitantes a assumirem o compromisso em favor da proteção infantil.

Foto: RENASAto público

No dia 13, à noite, foi realizada uma manifestação pacífica na orla da praia contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com cartazes, panfletos e apresentações musicais, os participantes “levantaram suas vozes” contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Mensagens como “Posso orar por você?” também proporcionaram oportunidades de apoio espiritual a quem passava pelo local.

Campanha de oração
No dia 14, às 7 horas da manhã, aconteceu uma caminhada de oração. Enfileirados, os participantes oraram por trinta motivos relacionados à criança. A caminhada terminou com uma roda para compartilhamento de experiências.

10 anos
O 8º Encontro Nacional da RENAS também foi marcado pela celebração dos dez anos da rede. Um vídeo celebrativo mostrou o “espírito” do trabalho em favor da unidade pelo serviço e um folder comemorativo foi apresentado contando quem é a rede e qual sua história, parceiros e propósitos. O momento mais emocionante foi quando a história da RENAS foi contada por meio de homenagens a redes e pessoas. Entre elas, foram homenageadas Visão Mundial, Editora Ultimato, Vale da Benção, Rede Evangélica do Terceiro Setor de Minas Gerais, REPAS, RENAS Rio, Rede Mãos que Ajudam, RENAS Goiás, RENAS Amazonas, RENAS Ceará e Tearfund.

O evento foi encerrado com a celebração da ceia, ministrada pelo Pr. Carlos Queiroz.

Atualmente, a RENAS conta com 33 organizações cristãs, 08 redes temáticas e 16 redes locais, com uma abrangência nacional respeitada. Há redes locais em metade dos estados brasileiros. Mais de 3 milhões de pessoas são atendidas pelos parceiros da RENAS, segundo levantamento feito com 21 organizações.

A Editora Ultimato foi co-promotora do evento e é uma das fundadoras da RENAS.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1131 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.