Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Viver também é preciso

Fernando Pessoa, poeta português, escreveu certa vez: "Navegar é preciso, viver não é preciso". Porém, eu digo: viver também é preciso. E está cada vez mais dificil viver, levando-se em conta todas as dificuldades inerentes à vida: o custo de vida e todo o contexto que nos cerca em nosso dia a dia.

Entretanto, é preciso viver e enfrentar as dificuldades, transpor os obstáculos como se fosse um atleta em busca de uma medalha, o qual usa sua força e a sua técnica para, finalmente, subir ao podium. É muito bom poder comemorar a vitória depois de um dia cansativo de trabalho ou após uma longa e desgastante viagem.

O atleta é muito cobrado, se cobra muito e sempre é criticado quando perde ou falha numa prova. De alguma forma, todos nós somos atletas, cada um na sua atividade e no seu afã de cada dia. E um dos princípios fundamentais do atletismo é fazer o seu trabalho sem criticar o colega, respeitando também o adversário ou antagonista.

Na vida temos provas diariamente e elas muitas vezes são imprevisíveis e extremamente dificeis. A convivência desgasta as pessoas, por isto precisamos estar sempre atentos a esse desgaste que pode atrapalhar a nossa produtividade. Se "viver é preciso" também se faz necessário saber viver, como diz o refrão daquela conhecida música.

Quantas vezes sofremos por não sabermos viver! Sofremos, outrossim, por não sabermos entender as pessoas e por não conseguirmos resolver ou digerir os problemas. Neste contexto da vida, há pessoas que consideramos dificeis ou temperamentais, mas às vezes nós é que dificultamos a convivência. Meu sábio pai sempre dizia: "Você nunca deve invadir o direito das pessoas".

Se cada pessoa ocupar "apenas" o seu espaço e respeitar o espaço alheio ficará mais fácil a convivência. De repente podemos não concordar com a opinião alheia, mas devemos respeitá-la e até tirar proveito dela. Torcedores de times diferentes podem conviver pacificamente até dentro dos estádios. É só respeitar o direito do outro. Mas será que o outro vai respeitar o nosso direito? Nunca se sabe, mas isto já não é problema nosso.

O grande poeta português, Fernando Pessoa, dentro de sua ótica poética, tinha lá as suas razões. A poesia, dentro do seu contexto, é muito mais do que um jogo de palavras soltas ou rimas: é, sobretudo, uma arte que poucos conseguem desenvolver. Preocupar-se com a vida é necessário até porque só temos uma, portanto só temos uma oportunidade de acertar. Navegar é preciso, mas viver também é preciso, especialmente viver bem, temendo a Deus e respeitando os nossos semelhantes.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.