Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Verdadeira essência

"Pensamos em nós mesmos como "bons", e isso torna muito difícil percebermos nossa própria capacidade de causar danos. Precisamos urgentemente nos conhecer melhor", diz a psicóloga criminal alemã Julia Shaw em entrevista para a BBC.

A verdade é que a psicologia expos uma realidade que descobriu agora, mas que já era um assunto afirmado na Bíblia. As escrituras já haviam deixado claro em várias passagens de que ninguém é bom, que não há nenhum justo se quer (Romanos 3: 10,12 e 3:23), de que a criança já mostra desde a mais tenra idade as intenções e a essência de suas ações (Provérbios 20:11). Somos nascidos e gerados no pecado, a maldade está em nós. Nossos pensamentos, sentimentos e ações na maior parte de nosso tempo vão tender para o pecado, mesmo quando praticamos boas obras. Pois muitas vezes a motivação está errada, motivado por interesses pessoais.

A única maneira do bem duelar com o mal que há em nossa essência e vencer são quando nos aproximamos de Deus, através de Jesus (Tiago 4:8). Ao crermos Nele como salvador e recebermos o Espirito Santo, que age convertendo a maldade em bondade. Isto ocorre em todos os aspectos de nosso ser. Pois Ele é a bondade pura e inesgotável (Salmos 119:68). Então assim, Ele opera o seu querer e o seu fazer (Filipenses 2: 13).

Faz parte de a cegueira espiritual ter um coração orgulhoso. O que nos impede de perceber que não somos bons como achamos que somos. Esta visão distorcida da nossa essência abre espaço para satanás fazer uso para alimentar ainda mais nosso ego. Ele sabe como nos analisar e nos fazer pensar que não precisamos de Deus, que não precisamos mudar, pois nascemos assim e seremos sempre assim (síndrome de Gabriela). Enganamo-nos, pensando que a salvação é mérito das nossas "boas obras." Impede de enxergar a Cristo (2 Coríntios 4:4) e de reconhecer Deus em cada detalhe da nossa caminhada (Provérbios 3:6).

Quando damos espaço para achar que há bondade em nós e que o sistema é que nos corrompe estamos mais uma vez satisfazendo a meta de satanás desde o inicio da história humana. Que é inflar o ego, fazendo olhar para si mesmo através de um conceito elevado de si. Desta forma o orgulho entra em cena novamente e distancia o homem do seu criador e da construção da sua verdadeira essência. "Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e todo aquele que se humilha será exaltado." (Lucas 14:11). Perdemos a identidade de humanos e passamos a almejar por tudo o que é desumano, e a viver assim. Pois a essência humana, verdadeira, só é encontrada e vivida ao cultivar um relacionamento com Deus, através da Leitura das Escrituras e de uma vida diária de oração.

Por fim, devemos tomar cuidado, pois como a palavra de Deus fala: Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! (1 Coríntios 10:12) Se analisarmos a caminhada perceberemos que as vezes em que mais falhamos foi quando achamos que somos mais santos e fazemos melhor do que os outros. Que Deus nos transforme a imagem de Cristo. Para que, tenhamos humildade, vejamos o próximo como alguém superior a nós e venhamos a praticar as características do amor contidas em 1 Coríntios 13. Que Deus nos ajude a sermos bons como Ele é bom. (Efésios 2:6 e 7)

Debhora Gondim
Boa Vista - RR
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.